O que é um tratamento homeopático?

O que é um tratamento homeopático?

A homeopatia é um tipo de tratamento que utiliza as mesmas substância que provocam os sintomas para tratar ou aliviar vários tipos de doenças, desde asma até depressão, por exemplo, seguindo o princípio geral de que "semelhante cura semelhante".

Como é feito remédio homeopático?

Os remédios homeopáticos são produzidos a partir de extratos vegetais, animais, minerais e sintéticos na forma de preparações dinamizadas, se baseando na diluição e na sucessão da mistura. Assim, os substratos são diluídos em álcool ou água e a mistura passa pelo processo de sucussão, no qual é vigorosamente sacudida.

Qual o objetivo da homeopatia?

O médico homeopata deve ser o responsável por indicar esses medicamentos alternativos, considerando as condições físicas e emocionais do paciente. O objetivo da homeopatia é não apenas aliviar e curar os sintomas, como também trazer o equilíbrio energético ao organismo.

Como a homeopatia age no corpo?

Na homeopatia, o medicamento não provoca uma reação do organismo para combater a doença. Ele incentiva para que o próprio corpo seja ativo neste processo e estimula para que todo o organismo trabalhe bem e restabeleça o seu bom funcionamento.

O que significa arsenicum?

Descrição: Arsênico, talvez o mais famoso dos venenos, é o nome popular de um de seus compostos, o trióxido de arsênio – também conhecido como arsênico branco.

Para que serve o Metallum álbum?

ARS - ARSENICUM ALBUM - Arsenicum tri-oxidum, Metalum album - MATERIA MEDICA - CLARKE (PORTUGUÊS)(ESPANHOL) Adequado a crianças em fase de dentição, pálidas, fracas, irascíveis, querem ser levadas rapidamente ao colo. Delgados, emagrecidos.

Porque os medicamentos homeopáticos devem ser dinamizados?

Do ponto de vista homeopático, dizemos que, quanto mais dinamizado (e portanto mais diluído), mais potente é o medicamento. Do ponto de vista clínico, também mais potente ele será. Os medicamentos homeopáticos são (quase sempre) dinamizados, isto é, a substância original é diluída e agitada.

Para que serve o remédio natrum muriaticum?

Adequado para os anêmicos e os caquéticos, seja por perda de líquidos orgânicos (menstruação abundante, perdas seminais) ou afecções mentais. É um medicamento adequado para pessoas magras, introvertidas, pudicas e com grande necessidade de independência e autonomia.

O que é Patogenesia na homeopatia?

Ao conjunto de manifestações apresentadas pelo indivíduo sadio e sensível, durante a experimentação da droga, foi dado o nome de patogenesia. A reunião dos quadros experimentais devidamente catalogados, ou patogenesias, constitui uma Matéria Médica Homeopática.

O que é Tintura-mãe na homeopatia?

Tintura Mãe ou TM é uma preparação hidroalcoólica ou hidroglicerinada, resultante da extração por contato de longo período, de vegetais ou animais secos, dessecados, ou naturais, pelos processos de maceração e percolação.

Como é feita a tintura mãe?

A tintura de planta fresca é feita com álcool puro, sem diluir, porque ela soltará água durante a maceração. Ela é feita, usando-se uma proporção de 25% de planta fresca em relação ao volume de álcool, ou seja: 250 g de planta fresca; 1 L de álcool.

Como é realizado o cálculo para fazer a tintura mãe?

EXEMPLOS Vegetal fresco = 1.

Qual a diferença entre tintura e tintura mãe?

O principal uso das tinturas é por via oral. Tintura mãe (TM): a extração é semelhante a tintura vegetal, mas no caso da tintura mãe, geralmente a solução extratora está mais concentrada (em média 70°GL) e a proporção planta/álcool é de 10/100 (ou seja, 10%).

Qual a diferença entre tintura e extrato?

As tinturas medicinais são extratos concentrados preparados com álcool e plantas medicinais, que permitem que as ervas e suas propriedades sejam armazenadas durante longos períodos de tempo sem perderem suas propriedades.

O que é tintura vegetal?

As tinturas vegetais são preparadas à temperatura ambiente pela ação do álcool sobre uma erva seca (tintura simples) ou sobre uma mistura de ervas (tintura composta). São preparadas por solução simples, maceração ou percolação.

Como usar tintura de ervas?

Consiste basicamente em misturar a ervas escolhida com o solvente e observar a extração acontecer. Coloque a erva no pote e despeje o solvente até cobrir a erva. Feche o frasco e deixe descansar em local fresco, seco e pouco iluminado por pelo menos três semanas, agitando diariamente.

Como tomar tintura de erva baleeira?

Propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas. Tomar 30 gotas 2 vezes ao dia, diluído em água.

Para que serve a tintura de alecrim?

Doses diárias do chá ou da tintura de alecrim são indicadas para redução de gases intestinais, responsáveis pelo incômodo de muitas pessoas, por ter ação carminativa. Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória.

Como fazer tintura de sálvia?

– Preencha um frasco até um terço da altura com as folhas secas de sálvia. – Cubra as folhas secas com aguardente (por exemplo, vodca) até o topo do frasco. – Feche bem o frasco. – Deixe essa mistura descansar durante 2 a 3 semanas (você notará depois de um tempo de uma alteração da cor da tintura).