Quais os limites da nasofaringe?

Quais os limites da nasofaringe?

A nasofaringe é a parte mais superior das vias aéreas superiores. Seu limite superior é a base do osso esfenóide e occipital, situa-se anteriormente às duas primeiras vértebras cervicais e à frente do clivo.

Quais os limites da orofaringe?

Ajude a inserir referências. Orofaringe ou bucofaringe comunica com a boca através do istmo da garganta, é um pequeno espaço da cavidade bucal compreendida entre a raiz da língua, o palato mole e a epiglote. É a única porção da cavidade bucal correspondente a uma cavidade real.

Qual o limite entre boca e orofaringe?

Vamos agora definir os limites do istmo das fauces (comunica a cavidade bucal com orofaringe) que são, superiormente, a úvula, inferiormente, o dorso da língua e lateralmente, os arcos.

Quais as divisões da faringe e qual estrutura fica localizada na orofaringe?

Em seguida o alimento desce para o esófago. A faringe humana é dividida em nasofaringe, localizada posteriormente à cavidade nasal; orofaringe, posterior à cavidade oral. A parte inferior da faringe, onde esta comunica com o esôfago, chama-se laringofaringe ou hipofaringe.

Quais são as divisões da faringe?

A faringe está localizada na região posterior do nariz, da boca e da laringe, sendo possível distinguir três porções dela: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.

Quais são as partes da faringe e suas respectivas comunicações?

A faringe é divida em três partes: nasofaringe localizada posteriormente à cavidade nasal, orofaringe localizada na parte posterior à cavidade oral, e a laringofaringe parte inferior da faringe que se comunica com o esôfago. A faringe possuiu comunicação com a cavidade oral e o esôfago.

Quais as partes que compõem a faringe?

A faringe é um tubo, cujas paredes são musculosas e revestidas de mucosa. Ela está localizada na altura da garganta, à frente de vértebras cervicais, fixada na base do crânio. Pode ser dividida em três regiões: orofaringe, nasofaringe e laringofaringe.

Quais são as três porções do esôfago?

O esôfago é formado por três porções:

  • Porção Cervical: porção que está em contato íntimo com a traquéia.
  • Porção Torácica: é a porção mais importante, passa por trás do brônquio esquerdo (mediastino superior, entre a traquéia e a coluna vertebral).

Quais são as 3 porções do intestino delgado?

O intestino delgado faz parte do sistema digestivo, se estendendo entre o estômago e o intestino grosso (ou cólon), e é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo.

Quais são as três porções do intestino delgado *?

Estendendo-se desde o fim do estômago até a primeira porção do intestino grosso, o intestino delgado é dividido em três regiões básicas: duodeno, jejuno e íleo.

Qual a divisão do esôfago?

Divisão. O esôfago é dividido em três partes: proximal média, cervicaltorácica e abdominal.

Quais são as partes anatômicas do esôfago?

Anatomia do esôfago O esôfago é dividido em três partes: Cervical, que cursa através do pescoço. Torácica, que é localizada no tórax, mais especificamente no mediastino. Abdominal, que atravessa o diafragma e chega ao abdome, onde alcança o estômago.

Qual a localização do esôfago?

O esôfago é um tubo musculoso que se estende da faringe até o estômago, apresentando um tamanho aproximado de 25 centímetros. Esse órgão está localizado posteriormente à traqueia e anteriormente à coluna vertebral; passa através do diafragma, em frente à artéria aorta, e desemboca no estômago.

Qual a medida do esôfago?

O esôfago é um órgão que apresenta formato cilíndrico, formado por tecido muscular, apresenta cerca de 25 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro. É um órgão que compõe o sistema digestório, sendo responsável por fazer a ligação da faringe até o estômago e levar os alimentos ingeridos até o estômago.

Quais os esfíncteres são encontrados ao longo do esôfago?

No esôfago é possível observar a presença de dois esfíncteres: o esfíncter esofágico superior ou faringoesofágico e o esfíncter esofágico inferior ou gastroesofágico.

Qual o tipo de secreção presente no esôfago?

Em algumas partes do esôfago, essa camada também contém glândulas que secretam muco. Muscularis própria. Esta camada de músculo se contrai de forma coordenada e rítmica para empurrar o alimento ao longo do esôfago da garganta para o estômago.