Como usar o inoculante?

Como usar o inoculante?

Os inoculantes bacterianos sempre devem ser diluídos em água, de acordo com a recomendação do fabricante. Dica: Sempre que possível, dê preferência para o aplicador com bomba dosadora acoplada a máquina de ensilar.

Qual o tempo que fica uma silagem?

24 meses

Como fazer um inoculante?

Para cada 500g de inoculante devem ser adicionados de 300 a 400 ml de solução açucarada (9 a 7 colheres de sopa de açúcar cristal em um litro de água. A seguir essa pasta deve ser adicionada às sementes.

O que é um inoculante?

O inoculante é um produto que contém grande quantidade de bactérias que fazem muito bem às lavouras. Ele intensifica o processo natural da fixação biológica de nitrogênio (FBN), através do qual bactérias que vivem no solo se associam às plantas, captam o nitrogênio do ar e o transformam em alimento para a planta.

O que colocar na silagem?

Os principais aditivos utilizados na confecção de silagem no nosso país são os inoculantes bacterianos, os químicos (uréia, cal virgem, ácidos tamponados) e os absorventes (polpa cítrica e farelos de cereais).

Qual a melhor forma de fazer silagem?

Quais os cuidados para se fazer uma boa silagem?

  1. Planejamento do tipo de cultura.
  2. Ponto ideal de colheita e corte.
  3. Corte. ...
  4. Dimensionamento do silo: deve estar relacionado com o tamanho do rebanho, de modo que a fatia cortada diariamente seja superior a 15 cm.
  5. Rapidez na confecção do silo, diminuindo perdas.

Como fazer uma silagem de boa qualidade?

Segundo Oliveira, o ideal é que o silo seja cheio e fechado em apenas um dia. Um dos pontos que compromete uma silagem de alta qualidade é o momento da colheita. De acordo com Oliveira, colher com a umidade correta facilita a fermentação, facilita a picagem e a compactação, e diminui as perdas.

Quantos quilos de silagem de milho uma vaca leiteira consome por dia?

Esgotada a disponibilidade de silagem mista, a base volumosa diária passa a ser constituída de palma forrageira (30 kg/vaca/dia), mais rolão de milho (parte aérea com espiga secas) desintegrado (5 kg/vaca/dia) e silagem de leucena ou gliricidia (6 kg/vaca/dia).

Por que a silagem esquenta?

O aquecimento é gerado pelo metabolismo de microrganismos degradadores. Quanto maior a temperatura da silagem, maior degradação está ocorrendo. Em um silo bem feito e bem compactado, o ar penetra dentro da face exposta do silo de 15 a 20 cm por dia.

Como ocorre a fermentação dentro do silo?

O processo de fermentação pode ser simplificado em três fases: aeróbica (presença de oxigênio), que ocorre durante a colheita e enchimento do silo; em seguida passa para a fase anaeróbica (ausência de oxigênio), condição que permite o crescimento de bactérias láticas e redução de pH; e, finalmente, retorna para a ...

Quais as etapas do processo de ensilagem?

Em geral, o período de estocagem da silagem pode ser dividido em 4 fases: pré-fechamento, fermentação ativa, fase estável e abertura do silo, sendo cada fase ditada por diversos processos (Rotz e Muck, 1994). A fase de pré-fechamento representa o tempo entre o início do enchimento do silo até seu fechamento.

O que significa ensilagem?

Chama-se ensilagem o processo de cortar a forragem, colocá-la no silo, compactá-la e protegê-la com a vedação do silo para que haja a fermentação.

São espécies que apresentam características adequadas ao processo de ensilagem?

O milho e o sorgo são culturas mais adaptadas ao processo de ensilagem, resultando geralmente em silagens de boa qualidade sem uso de aditivos ou pré-murchamento.

Quais características a forrageiras aptas a fenação devem possuir?

Qualquer que seja a forrageira a ser fenada, o corte deverá ser realizado quando a planta alcançar alto teor de proteínas, uma elevada produtividade por hectare e um baixo teor de fibra bruta.

Como deve ser feita a escolha do método de conservação da pastagem?

Para a produção de um feno de alto valor nutritivo algumas condições básicas devem ser observadas: - Condições climáticas apropriadas para a secagem no período de corte; - Colheita da forragem no estádio de desenvolvimento onde é máximo o valor nutritivo; - Corte de uma quantidade de forragem que possa ser manuseada ...

Quantos toneladas de capim mombaça por hectare?

Segundo Sales e Valentim (2002), a cultivar Mombaça produz aproximadamente 33 toneladas de massa seca foliar/ha/ano com cerca de 13,4% de proteína. Atualmente, cerca de 80% das pastagens Brasileiras encontra-se em algum estágio de degradação.

Qual o ciclo do capim Mombaça?

É uma planta cespitosa de ciclo anual, com altura média de 1,65 m, folhas quebradiças, com largura média de 3,0 cm e sem serosidade. ... Assim, para o mesmo teor de fósforo extraível, o Mombaça tem apresentado maiores produções de matéria seca total e de folhas.

Quantos dias para nascer o capim Mombaça?

28 dias

Quais as vantagens do capim Mombaça?

Capim Mombaça. De nome científico Panicum maximum, essa forrageira destaca-se pela sua alta produtividade e qualidade. Outra vantagem do mombaça é sua grande capacidade de adaptação a diferentes condições climáticas — ou seja, é uma variedade que se dá bem em vários locais.

Qual o melhor adubo para capim mombaça?

O fósforo é o nutriente que mais limita a produção desse capim no Cerrado, por isso, a adubação fosfatada é imprescindível.