O que é a respiração externa pulmonar?

O que é a respiração externa pulmonar?

É a troca de gases entre os espaços aéreos dos pulmões e o. sangue, através da membrana respiratória. O sangue recebe o CO2. e perde o O2.

O que a zona respiratória?

A zona respiratória compreende basicamente alvéolos e capilares, na região respiratória o sangue entra em contato com o ar e então ocorre a troca gasosa.

Qual a função do Pneumócito tipo 1?

Os pneumócitos tipo I são células pavimentosas, com pequena quantidade de citoplasma. ... Esse tipo de célula produz uma secreção lipoproteica, chamada de surfactante. A função do surfactante é manter os alvéolos abertos e auxiliar na difusão dos gases pela membrana alveolar.

Como age o surfactante pulmonar?

O surfactante previne atelectasia e edema devido a diminuição da tensão superficial devido a diminuição da tensão superficial na interface ar – liquido alveolar; com isso melhora as trocas gasosas e diminui o trabalho respiratório tendo ainda trabalho lubrificante, protegendo as vias aéreas e promovendo o transporte ...

O que é o volume corrente Escolha um?

É a quantidade de ar expirado após o esforço respiratório. máximo. ... É a maior quantidade de gás que pode ser movida para dentro. e para fora dos pulmo~es em um minuto.

O que é volume minuto pulmonar?

Volume minuto (VM) é o produto do VT pela frequência respiratória (FR), seus valores normais variam de 5 a 10 L/min. Representa o principal determinante da PCO2 - o aumento do VM corresponde à diminuição dos níveis de CO2.

Qual a diferença entre respiração interna e externa?

Nosso conceito é que a respiração externa equivale a todo processo que evolui as trocas gasosas pulmonares, enquanto a respiração interna seria a respiração mitocondrial.

O que é a membrana respiratória?

É uma membrana serosa de dupla camada que envolve e protege cada pulmão. A camada externa é aderida à parede da cavidade torácica e ao diafragma, e é denominada Pleura Parietal (reflete-se na região do hilo pulmonar para formar a pleura visceral).

Quais são as camadas da membrana respiratória?

  • respiratória. Epitélio.
  • alveolar. Membrana basal do.
  • alvéolo. Membrana basal do.
  • capilar. Endotélio.

O que é fisiologia respiratória?

A fisiologia do sistema respiratório é constituída por um par de pulmões e por vários órgãos que circulam o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Os órgãos que fazem parte do sistema respiratório são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos.

Como explicar o sistema respiratório?

O sistema respiratório funciona garantindo a entrada e saída de ar do nosso corpo. O ar inicialmente entra pelas fossas nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado. Ele então segue para a faringe, posteriormente para laringe e para a traqueia. A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões.

Quais são as funções do aparelho respiratório?

A função principal do sistema respiratório é,basicamente,garantir as trocas gasosas com o meio ambiente. ... O ar inspirado, rico em oxigênio, passa pelas vias respiratórias, sendo filtrado, umedecido, aquecido e levado aos pulmões.

Qual é a função das vias aéreas?

Função. Divisões da via aérea: a) Via aérea superior: estruturas localizadas fora da cavidade torácica, incluindo o nariz, cavidades nasais, faringe e laringe, cuja função é filtrar, aquecer e umidificar o ar. ... Estrutura das Vias Aéreas Superior e Inferior.