Que consequências negativas do tráfico de animais silvestres são descritas pelo texto?

Que consequências negativas do tráfico de animais silvestres são descritas pelo texto?

O tráfico de animais silvestres causa um amplo desiquilíbrio ecológico, pois quando ocorre a retirada do animal do seu habitat toda cadeia alimentar é interferida. Um dos maiores pontos negativos é que o tráfico de animais pode levar a espécie à extinção.

O que acontece com a maioria dos animais traficados?

Os animais ao serem retirados de seu habitat são transportados de forma que não comem, não bebem o que provoca a morte da maioria desses, muitos morrem asfixiados. ... O risco de extinção é bastante grande, já que a maioria dos animais morre e outros novos são capturados para repor os que morreram.

Quais são as consequências do tráfico de animais para o animal?

O tráfico de animais contribui para a extinção de espécies e pode causar desequilíbrio nos ecossistemas. ... Além de causar maus tratos aos animais, essa prática é considerada um grande risco à biodiversidade e ao equilíbrio ecológico dos ecossistemas.

Quem compra animais traficados?

Mas, na verdade, esse é um ato cruel que carrega consigo uma série de crimes e maus tratos aos quais esses animais são submetidos. Assim como quem trafica, quem compra também comete crime. O dado é alarmante. Oito em cada dez animais traficados morrem após serem retirados forçosamente da natureza.

O que acontece com a maioria das araras traficadas?

De cada 10 araras traficadas 9 morrem antes de chegar ao seu destino final. Em outras palavras apenas 1% das araras mato-grossenses arrancadas de seus ninhos chegam ao destino final. Elas saem dopadas ou anestesiadas e escondidas nas malas, sacolas e nas barbas das alfândegas. Muitas viajam mortas.

Qual é a punição para quem pratica o tráfico de animais?

Para quem traficar espécies silvestres, a pena prevista na proposta é reclusão de três a oito anos e multa. Hoje, a pena prevista para todos estes crimes é detenção de seis meses a um ano e multa. ... Ele ressalta ainda que o mercado ilegal de compra e venda de animais silvestres é altamente lucrativo.

O que é feito com os animais silvestres que são traficados no Brasil?

Para produção de subprodutos: para este tipo de tráfico, os animais são utilizados na fabricação de adornos e artesanato, sendo que as penas, couro, pele e presas são comercializados de forma ilegal.

Qual é o destino dos animais traficados?

Embora possam ser levados para vários lugares, existem alguns destinos principais para os animais traficados. ... O Nordeste é a principal região que trafica animais, sendo que os principais destinos dos animais traficados dentro do País são os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Quais são os animais mais traficados?

A maiorias dos animais traficados são aves (aproximadamente 82%) e dentre estes, os Psitaciformes (devido a beleza, docilidade e capacidade de imitar a voz humana) e os Passeriformes (devido a beleza e aos belos cantos) são a grande maioria, somando cerca de 62% do total.

Porque acontece o tráfico de animais?

O tráfico de animais é configurado pela retirada de animais de seus habitats naturais e destinados à comercialização. ... Conforme dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), aproximadamente 90% dos animais silvestres morrem logo depois de retirados de seu habitat natural.

Como são transportados os animais traficados?

Animais são transportados em canos e porta-malas pelo tráfico de animais. ... Eles foram retirados de seu habitat natural por traficantes de animais. Esses bichos costumam ser vendidos para colecionadores de animais exóticos, laboratórios de medicamentos e pet shops.

Porque alguns animais são transportados de forma irregular?

Se desmatamento, urbanização e poluição são as principais causas do desaparecimento de espécies animais e vegetais, o tráfico de animais também tem um impacto significativo sobre as espécies, já que a cada 10 animais que são capturados, 9 morrem durante a captura, no transporte ou no cativeiro.

Como as araras são transportadas?

Foto: Viviane Lacerda. Eles são retirados dos ninhos ainda pequenos, antes do fim do período de dependência dos pais, e são transportados de forma precária pelas estradas do país até as feiras, lojas e comércio irregular de aves silvestres.

Como o mico leão dourado é transportado?

Como os micos-leões-da-cara-dourada estão vivendo em matas vizinhas à cidade (com lixo, animais domésticos, casas etc.) ... Após a verificação da saúde dos animais, aqueles considerados saudáveis são transportados (cada família numa caixa separada) pela TAM Cargo para Porto Seguro/BA, e seguem para a área de soltura.

O que é feito com o mico-leão dourado?

Se alimenta de frutos, animais invertebrados e pequenos vertebrados. Alguns estudos mostram que o mico-leão-dourado come mais de 60 espécies de plantas e, depois de digeri-las, ajuda a dispersar suas sementes pelo ambiente.

Porque o mico-leão dourado é tão cassado?

Animal ameaçado de extinção há muito tempo por causa da destruição do seu habitat, sua sobrevivência se deve aos projetos e unidades de conservação. A principal causa da vulnerabilidade e do risco de extinção do mico-leão-dourado é a fragmentação do seu habitat.

O que é feito com os animais apreendidos?

Animais silvestres apreendidos: apreensão e destinação Os animais silvestres apreendidos pelo Ibama são, em geral, encaminhados aos Centros de Triagem de Animais Silvestres – Cetas, locais mantidos pelo Ibama e aptos a receber os animais apreendidos, resgatados ou entregues espontaneamente pela população.

Como funciona o Cetas?

Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) é um órgão gerenciado pelo Ibama ou por outras instituições ambientais, com o objetivo de tratar e reintroduzir no meio ambiente os animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, bem como recepcionar os animais silvestres que tenham sido ...

Como conseguir a guarda de um animal silvestre?

Solicitar termo de guarda e de depósito de animais nativos silvestres

  1. numeração da marcação utilizada.
  2. fotos do recinto.
  3. laudo veterinário que declare o bom estado de saúde do animal.
  4. alimentação fornecida.
  5. fotos do animal.

Como conseguir autorização do Ibama para criar um jabuti?

Para preencher o formulário de requerimento de licença ou autorização, o interessado deverá acessar o Portal de Serviços do Ibama , clicando no link Login Serviços disponível na parte superior da página do Ibama na Internet, e informar usuário e senha gerados a partir do registro no CTF .

Como conseguir autorização do Ibama para criar paca?

1- Obtenha a Autorização do IBAMA Para Criação de Pacas Para autorizar o início de uma criação, o órgão faz uma vistoria no local para verificar se está em condições adequadas. Para conseguir a autorização do Ibama é preciso entrar com um pedido de solicitação.