Porque o ponto de ebulição da água é tão alto?

Porque o ponto de ebulição da água é tão alto?

Resposta. Porque na água, as ligações intermoleculares são as ligações hidrogênio ( Pontes de Hidrogênio) mais fortes. No caso do H2S e H2Se as ligaçoes intermoleculares são as ligações Van der Waals ( tipo dipolo-dipolo) mais fracas que as ligações hidrogênio.

Qual é a relação entre as forças intermoleculares é o ponto de fusão ou ebulição das substâncias?

Resumindo: Quanto menos intensas forem as forças intermoleculares, mais volátil será a substância e menor será a sua temperatura de ebulição (T.E.). Em geral, um composto é considerado volátil em razão das suas fracas interações intermoleculares, neste caso as moléculas se afastam levando o líquido ao estado gasoso.

Qual é a relação entre as forças intermoleculares é o ponto de fusão O ponto de ebulição e a solubilidade das substâncias?

As forças intermoleculares são responsáveis por manter a união entre as moléculas. Essas forças interferem na temperatura de ebulição (T.E) e solubilidade das substâncias formadas. Temperatura de ebulição (T.E.): quanto mais intensa for a força intermolecular presente na molécula, maior será sua T.E.

O que você observa quando compara as temperaturas de fusão e ebulição para o butano e a acetona?

Verificado por especialistas O butano tem interação dipolo induzido, já a propanona a força intermolecular dipolo permanente . A medida que aumenta a intensidade das forças intermoleculares, maior será o ponto de fusão e ebulição.

Qual é o ponto de ebulição da acetona?

56 °C

Qual é o ponto de ebulição do álcool?

78,37 °C

Qual a densidade do hexano?

655 kg/m³

O que é o hexano?

O que é hexano? O hexano é um composto químico com a fórmula C6H14, originado do óleo cru e do gás natural e um subproduto do petróleo.

Quando ocorre a isomeria de compensação?

Isomeria de compensação ou metameria é quando os isômeros se diferem pela posição do heteroátomo na cadeia carbônica. ... Nesse tipo de isomeria ocorre exatamente isso: uma mudança de posição em uma parte da molécula, sendo que essa “parte” é o heteroátomo. Não pare agora...

Quantos átomos de carbono existem no hexano?

Por exemplo, propano é um alcano com três átomos de carbono, hexano é um alcano com seis átomos de carbono, e assim por diante. A nomenclatura dos alcanos serve de base para todos os outros compostos orgânicos.

Quantos átomos de carbono existem no benzeno?

O benzeno possui uma estrutura extremamente estável do ponto de vista químico. Sua fórmula estrutural é composta por seis átomos de carbono nos vértices de um hexágono, com duplas alternadas, e um átomo de hidrogênio ligado a cada carbono, conforme mostrado nas diferentes formas de representação desse composto.

Quantos carbonos secundários existem no hexano?

6. o ciclo hexano é composto por 6 carbonos. todos eles são secundários.