Qual era a religião dos romanos?

Qual era a religião dos romanos?

Os Romanos da Antiguidade eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. ... O Estado romano propagava uma religião oficial que prestava culto aos grandes deuses de origem grega, porém com nomes latinos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são os gregos?

Os gregos ou helenos (em grego: Έλληνες, transl.: Éllines, "helenos") são uma nação e um grupo étnico que tem habitado a Grécia desde o século XVII a.C.. Atualmente eles são principalmente encontrados na península grega do sudeste da Europa, nas ilhas gregas e em Chipre.

O que foi a democracia grega?

Democracia direta É a forma clássica de democracia exercida pelos atenienses. Não havia eleições de representantes. Havia um corpo de cidadãos que legislava. Os cidadãos reuniam-se na ágora, um local público que abrigava as chamadas assembleias legislativas, onde eram criadas, debatidas e alteradas as leis atenienses.

Quais são as características da democracia grega?

Em primeiro lugar, a democracia afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis. ... O cidadão somente se faz cidadão a partir do momento em que exerce seus direitos de opinar, discutir, deliberar e votar nas assembléias.

Qual a diferença da nossa democracia com a democracia grega?

A democracia grega e a democracia atual são bem diferentes. Na Grécia Antiga, apenas cidadãos, ou seja, só homens podiam votar. Diferentemente de hoje, no qual todo cidadão, tanto homem quanto mulher podem votar. ... Essas são as diferenças principais das duas democracias.

Porque os escravos eram vistos como essenciais para a democracia?

Resposta. Os escravos eram vistos como essenciais para a democracia ateniense porque eram a maior força de trabalho daquela sociedade, usados para trabalhar desde o campo até nas residências dos atenienses.

Quais não eram considerados cidadãos na Grécia antiga?

Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade. Para os gregos, a cidadania era um bem inestimável.

Quem eram os excluídos da democracia ateniense na antiguidade?

A democracia ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os metecos (estrangeiros), escravos e mulheres.

Como foi o sistema político na antiguidade?

Política na Antiguidade Em linhas gerais, os sistemas de governo da Antiguidade baseavam-se em estruturas teocráticas, por meio das quais uma elite política abalizava seu poder através de argumentos de natureza religiosa.

O que era a Cidadania na antiguidade?

A idéia de cidadania é muito antiga. Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais, a chamada Polis – Grega. ... Nesse período a cidadania esteve longe de ser universal, apenas era considerado cidadão aquele que possuía riquezas materiais e propriedades de terra.

Como eram vistos os governantes na antiguidade?

Os governantes da antiguidade conseguiam o respeito da população de duas formas. A primeira delas era a imposição de uma ordem tradicional, onde a liderança já era escolhida no contexto de respeito a uma ordem pré estabelecida, onde o poder do governante derivava do divino.

Qual o valor da política para os cidadãos gregos na antiguidade?

A cidadania da Grécia Antiga estabelecia os direitos dos indivíduos que viviam nas cidades. Os indivíduos/cidadãos eram iguais perante as leis, e considerados aptos para colaborar com os rumos da sociedade. Todos os cidadãos participavam diretamente das deliberações políticas do governo da polis*.

Como era gerida a política para os povos gregos na antiguidade?

Sobre a Política na Grécia Antiga, podemos afirmar que a mesma era vista como a conquista, divisão e a manutenção do poder, sendo que o regime político, por sua vez, ficava a cargo de cada cidade-estado grega, sendo que tais cidades possuíam independência política entre si.

Qual a importância da política na Grécia antiga?

Como, criação das cidades-estados (sociedades e modos de convivencia), e dentro dessas cidades eles possuíam diversas leis e modos de tratamento, ou seja, a politica foi importante, principalmente, por que auxiliou os gregos a ter uma sociedade ''organizada''.

Qual a característica política dos gregos na antiguidade?

é talvez o período mais importante da história grega. O período arcaico trouxe consigo inovações capitais em todos os domínios. A novidade maior é o desenvolvimento da pólis (cidade-estado grega) cuja característica essencial é a unificação entre cidade e campo.