Quais as principais características do estilo barroco?

Quais as principais características do estilo barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

O que não é característica do barroco?

(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a: tentativa de reunir, num todo, realidades contraditórias. angústia diante da transitoriedade da vida. preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.

Qual é o projeto literário do barroco?

Barroco na Literatura. ... O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos,daí surgiram os conflitos. É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus). O homem deste período está entre o céu e a Terra.

Quais aspectos culturais definem o barroco?

As principais características do Barroco Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

O que mais marcou o barroco?

O barroco é um estilo artístico de pintura, arquitetura, literatura e música surgidos no final do Renascimento. O estilo barroco foi marcado por manifestar uma enorme ostentação e extravagância. ... O barroco italiano foi a primeira manifestação dessa arte, que se espalhou rapidamente pela Europa.

Como o barroco se manifestou na pintura?

Por ter se iniciado na Itália, o estilo barroco está fortemente associado à cultura desse país. De forma geral, a pintura italiana desse período prezava por uma composição baseada na distribuição diagonal do elementos e cenas com grandes contrastes de claro-escuro, o que valorizava o caráter sentimental.

Por que o barroco brasileiro foi considerado tardio *?

Nasceu na Itália, sendo difundido por toda a Europa, entretanto, no Brasil, seu início foi tardio, pois só chegou com os jesuítas, no final do século XVI, aproximadamente após 100 anos que já vigorava na Europa. Os jesuítas objetivavam a catequização, por isso, toda sua obra literária era voltada para esse fim.

Qual era o conflito e como o barroco era utilizado?

O barroco estava inserido no conflito religioso da Reforma protestante e da Contrarreforma católica, sendo utilizado para frear os avanços do protestantismo, principalmente através da arte como meio de reafirmação dos valores católicos.