O que é pressão hidrostática no corpo humano?

O que é pressão hidrostática no corpo humano?

A pressão hidrostática mede a força por unidade de área que um fluido em repouso é capaz de exercer contra uma superfície. Quanto maior for a profundidade de um corpo imerso em um fluido, maior será a pressão exercida sobre ele.

O que é pressão hidrostática em patologia?

A pressão hidrostática é uma força exercida pelos líquidos que tende a expulsar o líquido de seu compartimento. A pressão oncótica é uma força que atrai água para o compartimento. Ambas as pressão existem nos dois compartimentos: intravascular e intersticial.

Quais as principais causas de aumento da pressão hidrostática capilar?

Diversas são as causas que levam ao aumento da pressão hidrostática, e podemos citar: obstáculos ao fluxo venoso (em casos de trombose, embolia, compressão venosa por abcessos, tumores, granulomas, cirrose hepática devido à fibrose, útero gravídico, e insuficiência cardíaca congestiva); bombeamento venoso insuficiente ...

O que são plexos linfáticos?

A rede linfática tem seu início nos capilares linfáticos, formando verdadeiros plexos que se entrelaçam com os capilares sanguíneos. Através dos vasos pré-coletores e coletores, a linfa prossegue até chegar ao canal linfático direito e ao ducto torácico, que desembocam na junção das veias subclávia e jugular interna.

O que é o plexo sacral?

O plexo sacral é formado pelo tronco lombossacral, ramos ventrais do primeiro ao terceiro nervos sacrais e parte do quarto, com o restante do último unindo-se ao plexo coccígeo. O ramo anastomótico de L4 se une ao L5 constituindo o tronco lombossacral.

Quais são os nervos principais do plexo Lombossacral?

Nesta parte, abordaremos a respeito da origem, trajetória e inervação dos principais nervos provenientes desse plexo, a saber: nervos ilio-hipogástrico, ilioinguinal, genitofemoral, cutâneo femoral lateral, femoral e obturatório.

Qual a função do plexo lombar?

Inerva os músculos: obturador externo, pectíneo, grácil, adutores longo, curto e magno. O nervo obturatório supre a pele da face distal e medial da coxa.

Qual região correspondente ao plexo lombar?

Este plexo está situado na parte posterior do músculo psoas maior, anteriormente aos processos transversos das vértebras lombares. É formado pelos ramos ventrais dos três primeiros nervos lombares e pela maior parte do quarto nervo lombar (L1, L2, L3 e L4) e um ramo anastomótico de T12, dando um ramo ao plexo sacral.

Qual a função dos nervos sacrais?

O plexo sacral forma nervos que se dirigem para a região glútea, períneo e membros inferiores. ... Atravessa o forame isquiático maior, alcançando a região glútea, acima do músculo piriforme. Inerva os músculos: glúteos médio, mínimo e tensor da fáscia lata.

Quais são os nervos dos membros inferiores?

Os nervos mais relevantes do quadril (anca) e da coxa são os seguintes: femoral, safeno, cutâneos femorais (lateral e posterior), ciático ou isquiático, obturador, glúteos (superior e inferior) e clúnios (superior, medial e inferior).

Quais raízes formam o nervo femoral?

O nervo femoral, origina-se (figura 1) das raízes lombares de L2, L3 e L4, passa pelo plexo lombossacro, em seguida passa abaixo do ligamento inguinal, inervando vários músculos na coxa anterior e emite um ramo sensitivo (nervo safeno), o qual inerva parte medial da perna.