Qual a forma molecular de um alcano?

Qual a forma molecular de um alcano?

Fórmula dos alcanos Representação molecular do gás metano, a menor molécula da função alcano. A fórmula geral para alcanos é: CnH2n+2. O “n” representa o número de carbonos presentes na cadeia.

O que é um alcano?

Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4).

Como identificar diferenciar um alcano Alceno Alcino e ciclano?

Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas. → Alcanos: são os hidrocarbonetos que não possuem insaturação.

Quais as características dos Alcinos?

Os alcinos são hidrocarbonetos que possuem tripla ligação entre átomos de carbono. ... Os alcinos possuem características físicas como os alcanos e alcenos, ou seja, também apresentam pontos de fusão e ebulição crescentes com o aumento da cadeia carbônica (massa molecular).

Onde podem ser encontrados os hidrocarbonetos?

São geralmente obtidos a partir do petróleo e, por isso, estão presentes nos seus derivados, como a gasolina, o querosene, o óleo diesel, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o gás natural, a parafina, a vaselina, vários polímeros, como os plásticos e as borrachas, entre outros.

Quais são os hidrocarbonetos derivados do petróleo?

O petróleo é uma substância natural formada por vários compostos orgânicos, especialmente, hidrocarbonetos. Alguns dos hidrocarbonetos encontrados no petróleo são: metano (CH4), butano (C4H10) e octano (C8H18). Alta concentração de hidrocarbonetos parafínicos, que correspondem aos alcanos.