Qual o efeito da termoterapia?

Qual o efeito da termoterapia?

A aplicação de calor a uma área aumenta o fluxo sanguíneo, trazendo consigo proteínas e oxigênio. E ainda que existam contraindicações, os benefícios gerais da termoterapia se destacam. Esse método de terapia é ótimo para diminuir a rigidez das articulações, reduzir a dor e aliviar os espasmos musculares.

Quais são os efeitos biológicos e terapêuticos da termoterapia?

Por meio do calor, é possível alterar a velocidade metabólica e a atividade excretora, sendo realizada a vasodilatação periférica, ampliando o aporte de oxigênio. É feita a contração muscular e há redução da resistência elástica de estruturas como músculos, ligamentos e tendões, diminuindo o risco de lesões e rupturas.

Quais os tipos de termoterapia?

A termoterapia possui duas versões: a hipertermoterapia, que usa o calor, e a crioterapia, que utiliza temperaturas mais baixas. No primeiro tipo, as fontes de calor podem ser por contato, onde há uma troca de energia, como por exemplo, compressas, bolsas de água e pedras.

Quais são os efeitos fisiológicos da aplicação do calor na circulação sanguínea?

Os efeitos incluem vasodilatação, aumento do fluxo sanguíneo e, consequentemente, da oxigena- ção, eliminação dos resíduos metabólicos, diminuição da con- dução nervosa da dor, diminuição da rigidez nas articulações e relaxamento muscular(1).

Quais são os efeitos fisiológicos do calor sobre o ser humano?

Porém, se a exposição prolongada ao calor em excesso persistir, é possível que o indivíduo desenvolva um aumento da irritabilidade, fraqueza, depressão, ansiedade e incapacidade para se concentrar. Nos casos mais graves podem ocorrer alterações físicas. Os principais sintomas no organismo são: Cãibras.

Quais são as formas de condução de calor e as suas principais finalidades de uso?

Tipos de Propagação de Calor

  • Condução Térmica: A energia calorífica é transmitida por meio de corpos sólidos que aquecem, seja pelo calor do fogo, ou pelo contato com outro mais quente. ...
  • Convecção Térmica: esse tipo de transmissão de calor ocorre em substâncias que estejam no estado líquido ou gasoso.

Qual é a temperatura ideal na aplicação de calor no tratamento da termoterapia?

A técnica não é invasiva e causa efeitos apenas na área de tratamento. O objetivo de cada sessão é elevar a temperatura da pele e do tecido subcutâneo até 39°C a 42°C e mantê-la por um período de 14 minutos.

Qual os benefícios da manta térmica?

A Manta Termica Estética trata-se de um equipamento que através do aquecimento e do infravermelho promove vários benefícios como: Vasodilatação: aumentando a circulação e oxigenação do tecido; Aumenta a queima de gordura; Aumenta o metabolismo; Elimina toxinas e radicais livres (efeito detox); Ajuda na permeação de ...

Quais as contraindicações da aplicação do calor?

Porém se contraindica o calor quando apresentar condições musculoesqueléticas agudas, circulação prejudicada, doença vascular periférica, anestesia da pele, feridas ou problemas de pele.

Como utilizar o calor como terapia?

Segundo Regis, o aquecimento aumenta a circulação e deixa toda a musculatura mais relaxada e alongada. Agindo justamente ao contrário da compressa fria, o calor dilata vasos sanguíneos. Com o aumento de fluxo de sangue, a região se recupera mais rápido e as tensões musculares diminuem, consequentemente reduzindo a dor.

O que é Hipertermoterapia?

Hipertermoterapia significa terapia com calor. É a aplicação de qualquer substância que provoque o aumento da temperatura dos tecidos estimulando a termorregulação corporal.

O que é o que é crioterapia?

A crioterapia é uma forma de tratamento em que o corpo é submetido a temperaturas muito baixas, a fim de promover a diminuição da inflamação dos tecidos, musculares e articulações do corpo.

Quais recursos fisioterapêuticos são considerados calor profundo?

Consideraram-se como fonte de calor profundo os seguintes recursos: Ultrassom, Diatermia por Ondas Curtas (DOC) e Diatermia por Micro-ondas (DMO).

São consideradas Termoterapias por calor seco?

Consiste na aplicação de calor sobre a pele, podendo ser: a) Calor Seco:Através de bolsa de água quente (mais usado pela enfermagem), bolsas elétricas, raios infravermelhos.

Quais são os cuidados de enfermagem na aplicação de calor e frio?

Procedimentos

  • Certificar-se do local que deverá receber a aplicação;
  • Orientar o paciente sobre o procedimento;
  • Reunir o material;
  • Testar as condições da bolsa, para não ocorrer vazamento;
  • Colocar a água quente na bolsa, retirar todo o ar do interior da mesma e fechá-la;

É uma finalidade da aplicação de compressas frias?

As compressas frias diminuem o fluxo sanguíneo do local em que é aplicada, ajuda a desinchar, e possui efeito analgésico que se inicia após 5 minutos de uso, podendo ser usada até 48 horas após injeção, em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas.

Para que serve compressa quente e fria?

Enquanto a compressa quente dilata os vasos sanguíneos, a versão fria possui o efeito contrário, constringindo-os e diminuindo o fluxo de sangue na região. Esse resultado faz com que o local não acumule líquidos, também amenizando inflamações e inchaços.

Quando usar compressa de gelo?

Quando usar a bolsa de gelo? Usar uma compressa de gelo pode ajudar em diversos casos como traumas nos membros inferiores, entorses, dores no joelhos e nos tornozelos. O gelo em contato com a pele diminui o fluxo sanguíneo da região afetada, ajudando a desinchar o local. Ele ainda tem potente efeito analgésico.

Como usar uma compressa de gelo?

O gelo não deve ser aplicado diretamente na pele, pois pode danificar os tecidos do corpo, podendo causar queimaduras pelo frio. Evite usar compressas frias por mais de 20 minutos de cada vez. É melhor alternar entre 20 minutos aplicando e 20 minutos sem aplicar.

O que fazer para aliviar a dor da vacina?

Como aliviar as reações mais comuns das vacinas

  1. O que fazer: é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. ...
  2. O que fazer: podem ser tomados remédios antitérmicos e analgésicos prescritos pelo médico, como paracetamol, que ajudam no alivio da febre e da dor.

Que tipo de compressa é bom para cólica?

Bolsa de água quente ou compressa fria Colocar uma bolsa de água quente na região mais baixa do abdome ajuda a relaxar a musculatura e reduzir as contrações uterinas. Dessa forma, a dor fica menos intensa. Já a compressa fria – bolsa térmica em gel – é outra boa alternativa para reduzir a dor.