Que fatores favorecem o desenvolvimento de resistência de plantas daninhas a herbicidas?

Que fatores favorecem o desenvolvimento de resistência de plantas daninhas a herbicidas?

Alguns dos fatores agronômicos que favorecem a ocorrência e dispersão da resistência são a utilização exclusiva do método químico, a falta de rotação de culturas e de herbicidas, a permanência de escapes e de períodos de pousio, uso de sementes não certificadas e o fluxo de máquinas entre lavouras.

Como se desenvolve a resistência a herbicida em uma espécie de planta daninha?

A resistência de plantas daninhas aos herbicidas ocorre em função de um processo evolutivo. O desenvolvimento de biótipos de plantas daninhas resistentes é imposto pela agricultura moderna, através da pressão de seleção causada pelo uso intensivo dos herbicidas.

Quais os métodos de controle de plantas daninhas?

Métodos de controle de plantas daninhas

  1. Controle Preventivo. Adotar algumas ações podem reduzir o aparecimento de plantas daninhas na lavoura. ...
  2. Controle Cultural. O controle cultural consiste na: ...
  3. Controle Físico. ...
  4. Controle Químico. ...
  5. Controle Mecânico.

O que é controle mecânico?

O controle mecânico consiste no uso de equipamentos que eliminam as plantas daninhas através do efeito físico, como a enxada e os cultivadores. O uso de cultivadores para controle de plantas daninhas pode ser mais econômico para o agricultor.

Para que serve o veneno Tordo?

TORDON é um herbicida recomendado para o controle de dicotiledôneas indesejáveis de porte arbóreo, arbustivo e subarbustivo em pastagens e para a erradicação de eucalipto na reforma de áreas florestais.