Quais são os segmentos da psicologia?

Quais são os segmentos da psicologia?

Quais são as 4 principais abordagens da psicologia?

  • Psicanálise. Essa, provavelmente, é a abordagem da Psicologia mais conhecida pelas pessoas em geral. ...
  • Humanismo. O humanismo é outra das abordagens da Psicologia mais conhecidas. ...
  • Behaviorismo ou Psicologia comportamental. ...
  • Terapia cognitivo-comportamental.

Quais são as linhas de terapia?

Descubra qual tipo de terapia é a ideal para você

  1. Psicanálise. O que é – A terapia criada por Freud segue forte. ...
  2. Jungiana. O que é – Os sonhos são a chave da terapia. ...
  3. Lacaniana. O que é – É das clássicas, com divã e de longa duração. ...
  4. Cognitivo-Construtivista. ...
  5. Analítico-Comportamental. ...
  6. Cognitivo-Comportamental. ...
  7. Gestalt-terapia. ...
  8. Psicodrama.

Quais são as terapias holísticas que existem?

Tipos de Terapia Holística

  • Fitoterapia. A fitoterapia é a cura por meio do poder das plantas. ...
  • Reiki. O Reiki é uma transferência de energia que auxilia no equilíbrio energético do paciente. ...
  • Meditação. O objetivo da meditaçãoé ajudar na melhoria do foco. ...
  • Aromaterapia. ...
  • Homeopatia. ...
  • Yoga.

Como é uma sessão de terapia holistica?

A terapia holística consiste em um conjunto de técnicas variadas que são usadas de maneira complementar aos métodos tradicionais da medicina ocidental. Essas técnicas trabalham sobre a totalidade do ser humano e suas multidimensões, com intuito de restaurar e manter o equilíbrio entre o corpo, mente e espírito.

Quais os benefícios das terapias integrativas e complementares?

Resultados: entre os benefícios das práticas integrativas foi evidenciado o relaxamento e bem estar, alívio da dor e da ansiedade, diminuição de sinais e sintomas de doenças, estimula o contato profissional-paciente, redução do uso de medicamentos, fortalecimento do sistema imunológico, melhoria da qualidade de vida e ...

O que é uma terapia integrativa?

É uma terapia que integra o conjunto de tratamentos da pessoa ou que complementa um tratamento tradicional. Boa parte das terapias integrativas trazem um equilíbrio energético entre corpo e mente, vendo a pessoa como um ser inteiro, e não uma máquina de peças separadas.

Para que serve a terapia alternativa?

Terapias alternativas são amplamente utilizadas e muito eficazes no tratamento contra vários males que ameaçam a saúde. Elas demonstram resultados positivos contra o cigarro e também no tratamento da depressão, estresse e alergias.

Qual a diferença da medicina integrativa para a medicina alternativa?

Alguns a chamam de alternativa quando se usam práticas NO LUGAR dos tratamentos convencionais (quimioterapia, radioterapia, etc). Ou mais, quando as práticas não estão comprovadas cientificamente. Já medicina integrativa, propõe uma parceria do médico e do paciente para a manutenção da saúde.

Qual a diferença entre práticas alternativas tradicionais e práticas complementares em saúde?

Um grande exemplo era o uso da fosfoetanolamina, quando vários pacientes deixavam de realizar a quimioterapia ou a radioterapia para tomar apenas estes comprimidos. Com as terapias complementares, sim, o paciente segue utilizando o protocolo médico. A terapia alternativa não é contra a medicina convencional.

O que é medicina integrada?

A Medicina Integrada pode ser considerada a evolução do pensamento médico. É uma ampliação da arte médica. Os conhecimentos da medicina ocidental são complementados e mesclados a outros métodos, como a medicina tradicional chinesa e a antroposofia.

O que é a medicina?

De acordo com o dicionário, medicina é o“conjunto de conhecimentos relativos à manutenção da saúde, bem como à prevenção, tratamento e cura das doenças, traumatismos e afecções.”

O que é a medicina funcional?

A medicina funcional olha além dos sintomas isolados da doença já instalada. Ela investiga suas raízes, compreendendo as causas em cada indivíduo. Na prática, considera fatores genéticos, bioquímicos e, ainda, o estilo de vida.

O que se faz em medicina nuclear?

​Esta é uma especialidade médica que utiliza quantidades mínimas de radiação, através de elementos conhecidos como radiofármacos, para realizar exames diagnósticos, tratamentos terapêuticos e auxiliar alguns procedimentos cirúrgicos.

Como é feito o exame de medicina nuclear?

O exame de diagnóstico por imagem realizado pela medicina nuclear é também chamado de cintilografia e constitui um método de imagem não invasivo, obtido após a administração de pequenas doses de radiofármaco, por via intravenosa, via oral ou via inalatória, de acordo com a indicação do exame.

Quanto ganha um profissional de medicina nuclear?

Segundo o Caged, o salário do médico nuclear é em média R$ /b>. Esse valor corresponde aos profissionais contratados via Carteira de Trabalho com a função de medicina nuclear.

Quais doenças são diagnosticadas pela medicina nuclear?

A Medicina Nuclear analisa a anatomia dos órgãos e também seu funcionamento em tempo real, permitindo diagnósticos e tratamentos mais precoces e precisos para doenças como cânceres, problemas do coração e problemas neurológicos, entre outras.