Quais das seguintes é uma vantagem referente ao delineamento de caso-controle?

Quais das seguintes é uma vantagem referente ao delineamento de caso-controle?

Resposta: letra a. (18) Quais das seguintes é uma vantagem referente ao delineamento de caso-controle? a) O viés quanto à avaliação da exposição ao fator de interesse é minimizada. b) Múltiplas doenças podem ser facilmente estudadas.

Como fazer um estudo de coorte?

O primeiro passo para um estudo de coorte é identificar grupos de expostos e de não expostos. Uma coorte é um grupo de pessoas, oriundas da população em estudo, que partilha uma experiência comum ou condição e cujo re- sultado é desconhecido no início do estudo4,5.

O que é um estudo de coorte em epidemiologia?

Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.

O que é estudo de coorte retrospectivo?

Na pesquisa de coorte prospectiva um grupo de pessoas que compartilham uma característica ou experiência comum (por exemplo, nasceram no mesmo ano e local, são vacinados, expostos ao mesmo poluente, tomam a mesma droga ou foram submetidos a um mesmo procedimento médico) são acompanhados por um período significativo de ...

Qual é o significado da palavra coorte?

Grupo de pessoas, usado em estudos ou em investigação, que possuem características em comum, como a idade, a classe social, a condição médica, etc. (ex.: análise da coorte).

Em quais tipos de estudos epidemiológicos podemos utilizar o risco relativo?

O risco é usualmente avaliado em estudos epidemiológicos através da incidência cumulativa. Existem algumas medidas de associação que foram desenvolvidas com o objetivo de avaliar a relação entre o fator de risco e o desfecho2,3. Entre essas medidas salientamos o risco relativo (RR) e o odds ratio (OR).

Como interpretar o risco relativo?

O Risco Relativo (RR) é a probabilidade que um indivıduo do grupo exposto desenvolver a doença relativa `a probabilidade de um indivıduo do grupo n˜ao-exposto desenvolver a mesma doença. para 1. Desta forma, se p = 1/2, a chance é 1 para 1; p = 2/3, a chance é 2 para 1.

O que é risco relativo e absoluto?

O risco relativo é uma medida utilizada para verificar a probabilidade dos indivíduos expostos de desenvolverem a doença em relação aos não expostos. Também chamada de razão de riscos, pode ser calculado através da razão entre as incidências dos desfechos nos indivíduos expostos e não expostos.

Quais são as três medidas epidemiológicas de ocorrência de doença?

Várias medidas da ocorrência de doenças são baseadas nos conceitos fundamentais de incidência e prevalência. Dentre elas, população de risco (indivíduos que podem vir a ter a doença); letalidade (índices de mortalidade infantil e adulto); morbidade. 2.

Como calcular incidência e prevalencia de uma doença?

A taxa de incidência é o número de novos casos de uma doença, dividido pelo número de pessoas em risco. A taxa de prevalência é calculada usando o número de indivíduos afetados em determinado momento, dividido pelo número total de pessoas.

O que é taxa de ataque de uma doença?

TAXA DE ATAQUE: é também um indicador muito usado onde o construímos. É o coeficiente ou taxa de incidência de uma determinada doença para um grupo de pessoas expostas ao mesmo risco limitadas a uma área bem definida.