Qual o significado de cuidar na educação infantil?

Qual o significado de cuidar na educação infantil?

Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade (FOREST, 2003, p.

Como as brincadeiras promovem o desenvolvimento infantil?

As brincadeiras e os jogos são práticas sociais que ajudam a criança a desenvolver habilidades socioemocionais que serão utilizadas durante toda a vida. Brincadeiras e jogos propiciam autoconhecimento, entendimento de sua individualidade dentro do grupo em que está inserida, resiliência e respeito mútuo.

Qual a importância do cuidar Brincar e Educar na educação infantil?

O Cuidar, Educar e Brincar na Educação Infantil é de fundamental importância e pode contribuir significativamente para a construção de conhecimentos e desenvolvimento das potencialidades e capacidades da criança, pois é notório que a criança é um ser que está em constante desenvolvimento, mas que deve ser estimulada a ...

O que é o Educar na educação infantil?

Pelo próprio Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), sabemos que educar significa “(…) propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada”.

O que é cuidar e educar na educação infantil?

Cuidar é assistencialismo, ou seja, a babá, a vizinha, cuida da criança enquanto os pais estão trabalhando. Educar vai muito além de simplesmente cuidar. Podemos definir assim: até pouco tempo a finalidade de ser das creches era apenas cuidar das crianças.

Quais são as principais características da infância?

O tempo pré-escolar varia de três a seis anos. As características da infância que se destacam nessa fase são descobertas, engenhosidade e curiosidade. Além disso, eles têm controle total dos esfíncteres e de seu auto cuidado, sendo mais independentes.

Como é linguagem na caricatura?

De nossa pesquisa, concluímos que a caricatura é um gênero discursivo e não um recurso estilístico, uma vez que esta se constitui por meio de uma linguagem verbal (palavra) e visual (imagem) utilizada em uma interação social específica, com uma organização própria e um propósito social definido.