O que significa dizer que a democracia grega era uma democracia direta?

O que significa dizer que a democracia grega era uma democracia direta?

A democracia grega era uma democracia direta, pois, o próprio povo, através de muitas manifestações sociais e brigas por igualdade de poder, defendia seus próprios interesses sem representantes.

Por que se diz que a democracia ateniense era limitada?

A democracia ateniense era limitada pois limitava o seu conceito de cidadão, ou seja, aquele que poderia participar da democracia. Era considerado cidadão apenas o homem, maior de 18 anos, livre e filho de atenienses; excluindo, portanto, mulheres, escravos, menores de 18 anos e estrangeiros.

Quem era considerado cidadão na Grécia e na Roma antiga?

Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.

Quais são os grupos da população excluídos pela democracia ateniense?

A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.

Quais eram os direitos essenciais dos cidadãos na democracia ateniense?

Em Atenas, eram considerados cidadãos apenas os homens adultos (com mais de 18 anos de idade) nascidos de pai e mãe atenienses. ... Os cidadãos tinham três direitos essenciais: liberdade individual, igualdade com relação aos outros cidadãos perante a lei e direito a falar na assembleia.

Por que a democracia ateniense garantia aos relativamente pobres um poder considerável dentro da política?

Resposta: Historicamente, o principal requisito para obter relativo poder político em Atenas era o de possuir a cidadania, pois nesta antiga Cidade-Estado grega, os escravos, as mulheres e os estrangeiros eram isentos do direito de voto.

O que era esperado dos cidadãos atenienses?

Resposta: Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

O que eram os escravos em Atenas?

Na Grécia, a maioria dos escravos eram prisioneiros de guerra. No entanto, os cidadãos devedores, também podiam ser vendidos como escravos. Em Atenas porém a escravidão por dívidas foi proibida.

O que foi o ostracismo?

Em linhas gerais, o ostracismo condenava o acusado à perda de seus direitos políticos e ao exílio durante dez anos, sem a perda de suas propriedades. O termo ostracismo foi inspirado no processo que conduzia alguém a esse tipo de punição política.

O que é ostracismo e como funciona?

O Ostracismo foi um tipo de punição existente em Atenas, no século V a.C, na qual, o cidadão, geralmente um político, que atentasse contra a liberdade pública, era votado pelos outros cidadãos para ser banido ou exilado, por um período de dez anos.

O que é um Ostracon qual a sua função?

Óstraco ou óstracon (em grego: όστρακον, ostrakon, plural όστρακα, ostraka) é um fragmento de cerâmica (ou pedra), normalmente quebrado de um vaso. ... Na Grécia Antiga, em Atenas o fragmento de cerâmica era usado para votar se uma pessoa deveria ser punida com o ostracismo.