Quais personagens estavam em aliança na era bizantina e quais eram as suas responsabilidades de que maneira os ritos demonstravam essa aliança?

Quais personagens estavam em aliança na era bizantina e quais eram as suas responsabilidades de que maneira os ritos demonstravam essa aliança?

Duas personagens em aliança caracterizam a Era Bizantina. O Imperador e o Patriarca, como dois expoentes que governam em rede e em constante geminação. ... Para tanto, o lugar Page 2 dessa evidência se dava dentro das catedrais em cujo tronos Patriarca e Imperador pontificavam.

Como se caracteriza uma pintura renascentista?

* Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. ... * Além do tema religioso, os artistas tinham como inspiração, a valorização do ser humano e da natureza e a mitologia greco-romana.

Quais são as características da arte gótica?

História Geral. A Arte Gótica caracterizou-se pela arquitetura das catedrais católicas, irradiando-se para a escultura e para a pintura no final da Idade Média.

Quais eram os temas representados nos mosaicos bizantinos?

Resposta. Tema era religioso. As personagens tinhas auréolas, expressavam tristeza, santos, cenas da vida de Cristo e dos Profetas. As personagens eram representadas de frente e verticalizadas.

Qual o significado de ícone e iconoclastia?

A iconoclastia bizantina foi um fenômeno político-religioso ocorrido no Império Bizantino, também conhecido como Império Romano do Oriente, entre os séculos VIII e IX. O termo iconoclastia é composto por dois radicais da língua grega: “eikóne” (ícone), que significa imagem, e “klastein”, que significa quebrar, romper.

Qual o sinônimo de ícone?

2 emblema, representação, retrato, signo, símbolo. Representação artística: 3 efígie, escultura, estampa, estátua, figura, gravura, pintura, quadro, reprodução.

Quais são os ícones bizantinos?

Pintura bizantina: os ícones feitos em têmpera Nesse contexto, eles constituíam figuras de santos, profetas, mártires e outras personalidades sacras, como Jesus, Virgem Maria e os apóstolos. Possuem características suntuosas e eram feitos utilizando o método da têmpera.

Para que serviam os ícones?

Explicação: A) Ícones eram imagens de cristo ou santos, que significavam a passagem do evangelho escrito para um painel de madeira. ... Irene, viúva de Leão IV, no segundo Concílio de Niceia aprovou o dogma da veneração dos ícones.

O que eram os ícones bizantinos e de que maneira eram produzidos?

Os ícones eram quadros de representações de seres divinos. Essas figuras na maioria eram bem luxuosas. Para pintar esses quadros os artistas podiam usar dois tipos de técnicas, a têmpera ou a encáustica. ... Algumas vezes os artistas colocavam jóias nas pinturas, dando assim aos ícones um aspecto de grande riqueza.