Qual é o trabalho total realizado sobre o corpo?

Qual é o trabalho total realizado sobre o corpo?

Sabemos também que quando um corpo se move com velocidade constante sua aceleração é igual a zero, sendo assim, temos que a força resultante que age sobre este corpo (ou objeto) também é igual a zero. O que podemos concluir dessas afirmações é que o trabalho realizado pelas forças, que atuam no corpo, é zero.

O que é trabalho total?

Trabalho resultante ou total podem estar sujeitos a um conjunto de forças que atuam simultaneamente durante um determinado deslocamento. Como exemplo, considere a figura a seguir, que mostra um bloco sob a ação de quatro forças constantes, F1, F2, F3 e F4, durante um deslocamento d.

Qual o trabalho realizado por essa força?

Trabalho realizado por uma força constante nada mais é do que o produto da força pelo deslocamento. Como a força e o deslocamento são grandezas vetoriais, em que as duas possuem módulo, direção e sentido, o trabalho é definido como sendo o produto escalar da força F pelo deslocamento d.

O que é o trabalho nulo?

Trabalho nulo, quando o trabalho é igual a zero; Trabalho potente/motor, quando a força e o deslocamento estão no mesmo sentido; Trabalho resistente, quando a força e deslocamento possuem sentidos contrários (geralmente representado por T= -F.d).

Quando o trabalho é nulo exemplo?

Resposta: Trabalho nulo ocorre quando a força não transfere nem transforma energia mecânica. A força é perpendicular ao sentido do deslocamento do corpo (α= 90°; cos 90o = 0). Nota: O trabalho de uma força perpendicular ao deslocamento é sempre nulo.

Qual a condição para o trabalho ser nulo?

A condição para que um trabalho seja nulo é que não ocorra a transferência e nem transformação de energia mecânica. Para que isso aconteça, a força tem que medir o ângulo de 90° com o sentido do deslocamento. Ou seja, a força (resultante) deve ser perpendicular ao sentido do deslocamento.

Quando o trabalho da força peso é nulo?

O peso é uma força conservativa e, portanto, o trabalho do peso é nulo quando o corpo sobre qual é exercido o peso executa uma trajetória que parte de um determinado nível e retorna ao mesmo nível. Da mesma forma o trabalho do peso é nulo se o deslocamento do corpo é horizontal.

Em que condições uma força realiza um trabalho positivo negativo é nulo?

O trabalho é positivo quando a força está no mesmo sentido do deslocamento. Pelo contrário, negativo quando a força está em sentido oposto ao deslocamento.

Qual a fórmula para calcular o trabalho da força elástica?

Sendo assim, para calcular o trabalho da força elástica nessa ocasião, basta usar a fórmula T = Fe x d, em que:

  1. T — trabalho, dado em joules;
  2. Fe — força elástica, dada em newtons;
  3. d — deslocamento, em metros.

Como dimensionar uma mola?

3 DIMENSIONAMENTOMOLAS DE TRAÇÃO O comprimento livre L0 de uma mola de tração é dado pela relação: L0 = (2C – 1 + Nt) d E o número de espiras ativas é dado por: Na = Nt + G/E Onde G é o módulo de cisalhamento e E o módulo de elasticidade.

Como descobrir o passo de uma mola?

a) diâmetro externo da mola: 16 mm; b) diâmetro interno da mola: 12 mm; c) comprimento da mola: 18 mm; d) diâmetro da seção do arame: 2 mm; e) passo: 2 mm; f) número de espiras: 6; g) comprimento do braço de alavanca: 15 mm; h) ângulo entre pontas da mola: 90º.

Qual a fórmula para calcular a energia potencial elástica?

Para calcular a energia potencial elástica, utilizamos a equação:

  1. E = kx2 Como o exercício não forneceu o valor da constante elástica da mola (k), devemos utilizar a equação da força elástica (F = kx) e reescrever a equação da energia da seguinte forma:
  2. E = F . x. Substituindo os dados, temos:
  3. E = 10 . 0,02. E = 0,1 J.

Como se calcula a energia potencial?

Considerando que a força exigida para elevar um objeto é igual ao seu peso, a energia potencial gravitacional é igual ao seu peso (m x g) multiplicado pela altura h a que foi elevado.

Qual é a unidade de força elástica No si?

Essa equação é conhecida como Lei de Hooke, em homenagem a Robert Hooke, responsável por formulá-la. Nela, k é a constante elástica da mola, e sua unidade é N/m no Sistema Internacional.