O que é o que é difteria?

O que é o que é difteria?

A difteria (crupe) é uma doença bacteriana aguda, cujas lesões características são membranas branco-acinzentadas aderentes, circundadas por processo inflamatório que invade as estruturas vizinhas, localizadas mais frequentemente nas amígdalas, laringe e nariz.

Qual a prevenção da difteria?

Como prevenir a difteria? A vacinação é o principal meio de controle e prevenção da difteria. É preciso manter o esquema vacinal de crianças, adolescentes e adultos sempre atualizado.

Qual é o agente causador da coqueluche?

Coqueluche - CID10: A37 A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria. Está presente em todo o mundo. Sua principal característica são crises de tosse seca. Pode atingir, também, tranqueia e brônquios.

Quando surgiu a difteria?

Em 2015, a difteria foi a causa de 2100 mortes, uma diminuição em relação às 8000 em 1990....
Difteria
EspecialidadeInfectologia
SintomasGarganta inflamada, febre, tosse
Início habitual2–5 dias após exposição
CausasCorynebacterium diphtheriae transmitida por contacto direto ou pelo ar

Qual é a vacina contra difteria?

A vacinação ainda é a melhor forma de se prevenir contra a Difteria. A vacina que realiza essa imunização contra a doença é a tríplice bacteriana DTP. Essa vacina protege contra a Difteria, Tétano e Pertussis.

Como ocorre a formação da membrana diftérica?

A membrana inicia-se geralmente nas tonsilas ou faringe posterior. Em casos mais graves, pode se disseminar, estendendo-se progressivamente sobre a parede faringeal, fauces, palato mole, e para dentro da laringe, o que pode resultar em obstrução respiratória.

Como a difteria se manifesta?

Os principais sintomas da difteria, que surgem geralmente após seis dias da infecção, são: Membrana grossa e acinzentada, cobrindo as amígdalas e podendo cobrir outras estruturas da gargante. Dor de garganta discreta. Glânglios inchados (linfonodos aumentados) no pescoço.

Quais são as complicações da difteria?

As principais complicações são: paralisia do véu palatino (imediata), miocardite (no final da primeira semana de doença); neurite (na terceira semana de doença, podendo ocorrer três meses após a manifestação inicial).

Quais são as possíveis complicações da difteria?

As principais complicações da Difteria são: Miocardite – é responsável pelo maior número de óbitos a partir da 2ª semana da doença. É decorrente da ação direta da toxina no miocárdio ou, ainda, pela intoxicação do sistema de condução cardíaco.

O que pode causar o botulismo?

O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

O que é difteria e tétano?

Porém, a bactéria que causa difteria produz uma toxina que pode danificar o coração, os rins e o sistema nervoso. A difteria já foi uma causa principal de mortalidade infantil. O tétano (trismo) causa espasmos musculares intensos, que é resultado de uma toxina produzida por bactéria.

O que o tétano pode causar a nossa saúde?

A toxina produzida pela bactéria ataca, principalmente, o sistema nervoso central, provocando: - rigidez muscular em todo o corpo, mas principalmente no pescoço; - dificuldade para abrir a boca e para engolir; - riso convulsivo, involuntário,produzido por espasmos dos músculos da face.

Como pega tétano?

O tétano é uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani), que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro. O tétano decorrente de acidentes se manifesta por aumento da tensão muscular geral.