Qual ação substitui a nunciação de obra nova no novo CPC?

Qual ação substitui a nunciação de obra nova no novo CPC?

O CPC de 2015 não mais prevê o procedimento especial para as ações de nunciação de obra nova, venda com reserva de domínio, usucapião, depósito e anulação ou substituição de título ao portador.... Também não prevê procedimento especial para a especialização de hipoteca legal.

Quando cabe ação de nunciação de obra nova?

A Ação de Nunciação de Obra Nova poderá ser proposta quando (a) a obra em imóvel vizinho possa prejudicar a sua propriedade, (b) o condômino que executa obra gera prejuízo ou alteração do bem comum e (c) a obra é realizada em afronta à lei, regulamento ou código de postura municipal.

Como embargar uma obra em condomínio?

Dentro de unidade síndico não tem poder de embargar obra. O máximo que ele pode fazer é dar denúncia à prefeitura e essa sim pode fazer o embargo. Quanto ao alvará, veja junto à prefeitura as regras para obras. Se está documentado, continue com a obra e ignore o síndico.

O que é necessário para embargar uma obra?

Basta que o profissional de fiscalização encontre algo fora dos conformes, seja no projeto ou na licença da Prefeitura, que sua obra pode ser embargada e sofrer com atraso e até multa. Portanto, conhecer o conceito, suas causas e como remediá-las é essencial para evitar que sua atual ou próxima obra seja embargada.

Quem pode embargar ou interditar uma obra?

As irregularidades em uma obra podem ensejar seu embargo, que pode ser realizado especialmente por dois atores: síndico e poder público. Qualquer condômino, morador ou cidadão pode entrar com uma denúncia de irregularidade nos órgãos competentes ou na prefeitura da cidade onde a obra vem sendo realizada.

Como denunciar obra irregular em condomínio?

Recorrer à Justiça Outra medida indicada para denunciar obra irregular é por meio da ação de nunciação de obra nova. Se for constatado que a construção ou reforma infringe regras de convivência ou o regulamento do condomínio, por exemplo, ela será paralisada.

Onde denunciar obra irregular?

É possível fazer uma denúncia perante a prefeitura do município. Geralmente o órgão responsável por esse assunto é a Secretaria Municipal de Urbanismo, que fica encarregada por vistorias de fiscalização. Visto que esse é um problema recorrente, muitas prefeituras contam com sistema de denúncia por telefone ou online.

Como denunciar obras irregulares em Guarulhos?

Serviço: Denúncias podem ser feitas pelos telefones 2453-6810 e 2453-6872, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Como denunciar uma obra irregular em Recife?

Passo a Passo para Cadastrar Denúncia

  1. No lado direito da tela, clicar no ícone “Denúncia” do menu rápido.
  2. Na categoria, selecionar a opção “Fiscalização”. ...
  3. Caso deseje se identificar, preencher os dados solicitados em “Sua identificação”. ...
  4. Clicar no botão “Cadastrar”.

O que significa Dircon Recife?

Na Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife, o cidadão pode dar entrada, na sede da regional correspondente ao local da solicitação, em alvarás de funcionamento de estabelecimentos como casas de shows, restaurantes, bares, licença para construção e reforma de imóveis, realizar denúncias acerca de comércio ...

Como fazer uma denúncia anônima ao CREA?

A denúncia pode ser protocolada em qualquer Unidade de Atendimento do Crea-SP ou no Site do Crea-SP em Fiscalização > Denúncia On-line. Em “Dados do Denunciante”, clique em “Fazer Denúncia Anônima”.

Como denunciar uma empresa que não registra os funcionários?

Como denunciar uma empresa irregular via telefone? Pelo telefone você deve entrar em contato com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) por meio do telefone 158. O atendimento é realizado de segunda à sábado das 7 às 19h. Você será guiado durante a ligação para encontrar a melhor forma de realizar sua denúncia.

Quem fiscaliza o Crea?

Enquanto Conselho Federal, é a instância superior da fiscalização tendo como atribuição julgar em última instância os recursos sobre registros, decisões e penalidades impostas pelos Conselhos Regionais.

Qual é o papel do CREA?

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – Creas são autarquias que surgiram a partir do Decreto nº 23.

Qual o órgão do governo brasileiro responsável pela fiscalização e orientação do exercício da profissão de engenheiro no Brasil?

2° No desempenho de sua missão, o Crea é o órgão de fiscalização, de controle, de orientação e de aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, no território de sua jurisdição. Parágrafo único.

Qual o valor da multa do CREA?

Obra ou Serviço
FAIXACONTRATO (R$)VALOR R$
1até 8.

Como fazer uma defesa de multa do CREA?

Como obter: Preencher o formulário disponível no site do Crea-PR, clicando neste link, e selecionando a opção aplicável. Você também pode preencher o formulário diretamente pelos links: a) Defesa de processo (fase inicial do auto de infração): Profissional.

O que acontece se não pagar o Crea-sp?

Se o profissional deixar de pagar duas anuidades consecutivas, terá seu registro automaticamente cancelado, na forma do art. 64 da lei 5.

Como reativar o Crea-sp?

Sim. Verifique as regras em nossa Central de Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8H30 às 17H00 ou em qualquer Unidade ou Posto de Atendimento do Crea-SP.

Como tirar o Crea de engenheiro?

Para fazer o registro no Conselho Regional de forma regular, o requerente precisa comparecer a sede do CREA de sua região portando o diploma ou declaração de conclusão de curso, bem como o histórico escolar com notas e cargas horárias.