Qual a explicação mitológica para a origem de Roma?

Qual a explicação mitológica para a origem de Roma?

Resposta:Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores.

Quais são as duas versões sobre a origem de Roma?

Existem duas versões para a origem de Roma: a histórica e a mitológica. Descreva de forma resumida à concepção histórica.

Qual a diferença entre as versões lendária e histórica da origem de Roma?

A lendarica é basicamente a história de romulo e remo, filhos de uma deusa que foram criados por uma loba magica, porem a real história é a migraçao dos nomades latinos.

Qual é a principal fonte histórica para conhecer Roma em seu contexto de surgimento?

Para ambos, a origem de Roma esteve vinculada com a lendária destruição que os gregos promoveram à cidade de Troia, em 1400 a.C.. Nessa época, o herói Eneias – graças à proteção dos deuses Júpiter e Vênus – fugiu para a região da Península Itálica e ali fundou a cidade de Lavínio.

Qual das civilizações influenciaram de maneira incisiva a produção artística romana?

Qual das civilizações abaixo influenciaram de maneira incisiva a produção artística romana? * 1/1 Persa e Grega Babilônica e Grega Egípcia e Mongol Etrusca e Grega 2. A respeito da dança no Império Romano, assinale a alternativa correta: * Amplamente aceita, era algo extremamente importante em termos sociais.

Qual a evolução política da civilização romana?

A história política de Roma está dividida em três períodos: Monarquia ou Realeza (753-509 a.C.), República (509-27 a.C.) e Império (27 a.C.-476 d.C.). Cada período da história romana possui características próprias, que demonstram a evolução socioeconômica e política dessa sociedade.

Onde está localizada a Roma antiga?

Península Itálica

Qual a península em que Roma está localizada?

península itálica

O que foi Rômulo e Remo?

Rômulo e Remo são dois irmãos gêmeos que, segundo a mitologia romana, estão diretamente ligados à fundação de Roma, tendo sido Rômulo especificamente o fundador da cidade. Segundo a lenda, filhos do Rei Marte e de Reia, os irmãos foram atirados a um rio para morrerem afogados.

Qual a língua que se falava no Império Romano?

O latim

Como foi a reconquista do Império Romano do Ocidente?

Foi resultado de uma crise que se instalou a partir do século III d.C. Desagregação é o termo que os historiadores utilizam para explicar a queda do Império Romano, que aconteceu em 476 d.C., quando o último imperador romano, Rômulo Augusto, foi destituído por Odoacro, rei do povo germânico hérulo.

O que aconteceu com os territórios do Império Romano do Ocidente em 476?

Em 476, o líder dos hérulos, Odoacro, comandou a invasão e o saque de Roma, destronando o último imperador romano Rômulo Augusto. Odoacro enviou as insígnias imperiais à capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla, decretando o fim do Império do Ocidente.

Como aconteceu a divisão do Império Romano do lado ocidental?

Foi Teodósio, em 395, que propôs a divisão do Império Romano em duas partes: o Ocidental e o Oriental. ... Os saques a Roma foram constantes e culminaram na deposição do último imperador romano do Ocidente, Rômulo Augusto, no ano de 476, marcando o fim do Império Romano como conhecemos na antiguidade.

Quais os principais motivos responsáveis pela queda do Império Romano do Ocidente?

Dentre as causas da queda do Império Romano estão: disputas internas pelo poder, invasões bárbaras, divisão entre o Ocidente e o Oriente, a crise econômica e o crescimento do cristianismo.