Quais foram os principais motivos que a população deixou os feudos e vieram para as cidades no período medieval?

Quais foram os principais motivos que a população deixou os feudos e vieram para as cidades no período medieval?

Além da destruição, muitas fazendas romanas foram abandonadas pelos camponeses temerosos com a chegada dos germânicos. Assim, a diminuição da produção e o enfraquecimento do comércio resultaram na falta de abastecimento das cidades. Nesse cenário, a fome espalhou-se e contribuiu para o surgimento de doenças epidêmicas.

Porque o sistema feudal de produção entra em crise?

O Feudalismo entrou em crise com as mudanças ocorridas no mundo da época, principalmente o aumento da população, que levou ao crescimento das cidades. ... A autossuficiência dos feudos foi abalada pelo crescimento da população na Europa a partir do século X. Nos séculos XI a XIII a população europeia mais que dobrou.

O que buscavam os camponeses nas cidades medievais?

Resposta. Os camponeses buscavam receber maior parcela da produção e sair da condição de vassalos. ... A organização dos camponeses assumiu um caráter de violência extrema, que resultou, também, em uma resposta de igual teor por parte dos senhores e dos reis.

Como os camponeses viviam?

Os camponeses viviam em cabanas cobertas de palha, com piso de terra batida e a área interna escura, úmida e enfumaçada. Em geral as cabanas tinham apenas um cômodo, que servia para dormir e guardar alimentos e até animais. Os móveis, bastante rústicos, resumiam-se à mesa e bancos de madeira e os colchões de palha.

Qual era o papel dos camponeses?

Executavam os trabalhos agrícolas nas terras pertencentes ao Estado, às altas camadas sociais e até aos templos, recebendo em troca um mísero pagamento sob a forma de produtos. Moravam em cabanas, vestiam-se pobremente e comiam muito pouco.

O que os camponeses pretendiam?

Nos campos que se encontravam quase vazios, os camponeses sobreviventes reivindicaram melhores condições de trabalho e queriam uma parcela maior da produção agrícola. ... As principais reivindicações dos camponeses diziam respeito à luta contra a fome e às más condições de vida acentuadas durante a crise do século XIV.

O que foram as rebeliões camponesas?

A Revolta camponesa de 1381 foi uma das numerosas revoltas populares da baixa Idade Média, na Europa, e um dos principais eventos da história da Inglaterra, sob o feudalismo. Marca o fim da servidão no país, com a luta por reformas e pelos direitos dos servos.

Quais eram as ações dos envolvidos nas Jacqueries?

As Jacqueries, também conhecida como Revolta dos Jacques, foram rebeliões camponesas ocorridas na França em 1358. ... Através destas revoltas, os camponeses buscaram melhorar suas condições de vida, através da eliminação da forte exploração imposta pela nobreza medieval francesa.

Qual foi a reação dos camponeses quanto à exploração feita pelos senhores feudais?

Resposta. Resposta: Criação de Estados Nacionais com poder centralizado nas mãos do Rei.

O que foram as Jacqueries e por que ficaram conhecidas por esse termo?

Algumas décadas depois, a França se transformou no palco das primeiras revoltas camponesas que ficaram conhecidas como “jacqueries” ou “Revolta dos Jacques”. O uso desse termo tinha origem na expressão “Jacques bon homme”, termo dirigido aos camponeses que significava “Jacques, o simples”.

Por que os camponeses se revoltaram contra os senhores feudais?

Devido à exploração e à mão de obra barata que caracterizava os camponeses, e devido também ao momento dessa transição entre feudalismo e capitalismo, os camponeses se revoltaram, pois grande parte de sua produção não era deles e sim do senhor feudal.

Quem eram os Jacques?

- A palavra jacquerie em francês era utilizada, popularmente, como sinônimo de camponês. Uma das explicações afirma que este nome faz referência as jaquetas (Jacques, em francês) curtas usadas pelos camponeses. Este termo pode ter sido usado pelos nobres para ridicularizar os mais pobres, na França do século XIV.

O que são as Jacqueries?

Jacquerie é um termo utilizado para designar revoltas camponesas de cunho violento por parte dos revoltosos, que geralmente eram respondidos por igual brutalidade por parte dos nobres.

Quem eram os camponeses na sociedade feudal?

Os camponeses eram os constituintes da base da sociedade feudal. ... Na condição de servos, esta classe de camponeses devia realizar todo o trabalho agrícola responsável pelo sustento de todas as ordens feudais. É importante salientar que os servos não podem ser confundidos com escravos.

Como terminou a revolta dos camponeses?

Com a decapitação do teólogo Thomas Müntzer, no dia 27 de maio de 1525, terminava a rebelião dos camponeses contra os senhores feudais, que causou a morte de pelo menos cinco mil pessoas na Alemanha.

Qual foi a maior rebelião camponesa?

Rebelião Pugatchev

Qual a reivindicação dos camponeses não foi atendida?

Resposta: Na Inglaterra, em 1381, os camponeses se revoltaram contra o aumento de impostos sobre os servos, contra a fixação dos salários e contra a volta da obrigatoriedade da permanência dos servos em uma dada propriedade.

Por que Lutero apoiou os nobres contra os camponeses?

Na verdade, Lutero era simpático a muitas das reivindicações dos camponeses porque as considerava justas, embora considerasse que havia exageros. Ele então visitou os acampamentos onde os camponeses se organizavam. O que viu o decepcionou profundamente.

Por que a atitude de Lutero em relação aos anabatistas pode ser considerada contraditória?

O anabatismo foi um movimento religioso protestante radical do período da Reforma Protestante do século XVI na Europa, caracterizado pela discordância das reformas realizadas por Lutero e Zuínglio. Ele pode ser considerado protestante, mas não reformado. ... Os anabatistas foram acusados de heresia e subversão.

O que provocou o massacre de camponeses na Baviera em 1524?

Resposta. Com a decapitação do teólogo Thomas Müntzer, no dia 27 de maio de 1525, terminava a rebelião dos camponeses contra os senhores feudais, que causou a morte de pelo menos cinco mil pessoas na Alemanha.

O que Thomas muntzer tem a ver com a reforma luterana?

Um dos principais líderes das Guerras Camponesas da Alemanha no século XVI, Thomas Müntzer foi seguidor de Lutero, mas um crítico do poder da nobreza. Para Thomas Müntzer, a essência do cristianismo seria a humildade, a igualdade, a solidariedade, a divisão dos bens. ...

Por que a doutrina defendida por Thomas muntzer ficou conhecida como?

Resposta: Se dá ao fato de que a pessoas se re-batizavam, já que dessa vez, como já estavam crescidos (adultos) tinham consciência da devoção para com a religião.

Qual o grupo social deu suporte político a reforma luterana e por quê?

Resposta: A burguesia e a nobreza deram suporte político a Reforma Luterana. ... Apoiaram a Reforma, então, como uma forma de expandir os seus capitais e, consequentemente, seu poder social.

Por que a frase seguinte é falsa a reforma luterana atendeu?

"A Reforma luterana atendeu às expectativas da burguesia comercial alemã,que pretendia romper com o feudalismo defendido pela igreja."