Quais são as homenagens de formatura?

Quais são as homenagens de formatura?

Na cerimônia de colação existem momentos onde diversas homenagens são prestadas. Elas são realizadas para as pessoas que foram importantes para a conclusão desta etapa na vida dos formandos....São elas:

  • Patrono;
  • Paraninfo;
  • Professor homenageado;
  • Funcionário homenageado;
  • Orador da turma;
  • Juramentista.

Quem participa da colação de grau?

O que é a colação de grau Para participar da colação, o estudante deve ter concluído o seu curso e finalizado todas as etapas definidas na instituição de ensino a fim de se mostrar apto para exercer a nova profissão.

Quem discursa na formatura?

Algumas personalidades têm voz obrigatória; o presidente da mesa, o paraninfo, o orador da turma, o juramentista, o orador da homenagem aos pais e outras personalidades enumeradas pelo protocolo, farão uso da palavra durante a cerimônia de colação de grau.

Quem pode ser o paraninfo da turma?

O paraninfo é o “padrinho” da turma, aquele professor com quem os formandos estabeleceram um relacionamento especial. Os professores homenageados costumam ser os docentes mais identificados com a turma, assim como o técnico-administrativo ou funcionário homenageado*.

O que quer dizer a palavra paraninfo?

O paraninfo é uma pessoa homenageada na cerimônia de Colação de Grau que é o padrinho da turma de formandos. Ele é escolhido pelos alunos devido ao destaque acadêmico e, principalmente, pela proximidade que este professor tem com a turma.

Qual é o feminino de patrono?

A mulher será então a patronesse da turma. Patrona existe, mas é o feminino de patrono nas suas demais acepções, quais sejam: advogado de defesa, protetor, fundador, padroeiro, figura tutelar de uma academia, arma ou força armada, enfim pessoa a quem se homenageia por serviços prestados.

Quem é o patrono do reclamante?

Patrono: Advogado, em relação a seus clientes.

O que é patrono nos autos?

É o advogado ou defensor público que atua para defender os interesses de uma das partes dentro de um processo judicial.