Como ocorre o processo de desenvolvimento de uma lesão cariosa?

Como ocorre o processo de desenvolvimento de uma lesão cariosa?

O processo carioso é mediado por biofilme, com associação de carboidratos fermentáveis dietéticos, especificamente açúcares livres, como o fator etiológico motriz. É possível identificar a doença com mais frequência em crianças, principalmente pelo alto consumo de açúcares contidos em alimentos.

Qual o primeiro sinal clínico da cárie dentária no esmalte?

A cárie dentária é uma doença crônica que progride de forma lenta3. Seu primeiro sinal clínico é representado pela mancha branca ativa podendo ser reversível diante da aplicação de flúor, principalmente na forma de verniz4. Na ausência do tratamento, a lesão evolui até a destruição da estrutura dentária.

Como o metabolismo bacteriano resulta no aparecimento de lesões de cárie?

Para que a placa bacteriana dentária exerça seu potencial cariogênico, através do metabolismo microbiano, precisará utilizar carboidratos fermentáveis com uma determinada freqüência, produzindo ácido, durante um determinado tempo, capaz de causar uma lesão de cárie.

Como saber se estou com uma cárie?

Conforme o dano aumenta, este pode causar sinais e sintomas bastante recorrentes, como:

  1. Dor de dente.
  2. Sensibilidade dentária.
  3. Dor leve ou aguda ao comer ou beber.
  4. Orifícios visíveis nos dentes.
  5. Coloração escura em toda a superfície de um dente.
  6. Dor ao morder.

Quando a cárie começa a doer?

Isso porque a cárie só dói quando atinge as partes mais sensíveis do dente, como a dentina e a polpa. As lesões superficiais, ainda no início, limitam-se ao esmalte. E como o esmalte não tem terminações nervosas, não causa dor.

Quando a cárie atinge a raiz?

A cárie radicular ou cárie na raiz do dente, caso se trate já de uma cárie profunda, é geralmente grave devido à sua proximidade com o nervo do dente e que ocorre quando a raiz já está exposta por retração da gengiva.

O que acontece quando tira o nervo do dente?

Verdade. De maneira genérica, tratar o canal significa remover os nervos de um dente que foram expostos a uma contaminação ou agressão. Quando isso acontece, qualquer tipo de irrigação sanguínea cessa, o que também elimina a dor — uma espécie de “morte” do canal.

Como se tira o nervo do dente?

O dentista irá, com uma broca, ganhar acesso à câmara pulpar do dente. Feito isso, ele irá instrumentar o canal radicular para retirar a polpa comprometida e dar forma às paredes do canal para receber a obturação. Entre um instrumento e outro, o dentista irá irrigar o dente com uma solução adequada.

O que fazer quando o nervo do dente inflamado?

Na pulpite sintomática podem ser prescritos remédios ou medicamentos analgésicos (ex. paracetamol) que permitem aliviar a dor de dentes ou em alguns casos efetuar tratamento antibiótico e/ou anti-inflamatório para ajudar a desinflamar dente, devendo o doente tomar a medicação sempre sob orientação do médico dentista.

Como saber se o nervo do dente está inflamado?

Sintomas de pulpite O principal sintoma de pulpite é a dor no dente em que está havendo a inflamação e que pode ser mais frequente quando a pessoa mastiga ou come alimentos muito quentes ou muito frios. Em alguns casos, a pessoa pode também sentir dor na região próxima ao local da inflamação e inchaço.

O que é bom para desinchar dente inflamado?

- Após um profissional identificar que você está com um "dente inflamado", o dentista indicará um analgésico que ajuda muito no alívio da dor. - Aplique gelo (não diretamente) na bochecha do lado inflamado durante 20 minutos. - Bochechos com água morna e sal para garantir que nenhum alimento ficou na região.

Qual o melhor remédio caseiro para desinflamar o dente?

Remédios caseiros para alívio da dor de dente

  • Alho: O alimento tem propriedades medicinais que podem reduzir a dor imediatamente, além de conter ação bactericida.
  • Própolis: Costuma ser uma opção para dor de dente, pois tem uma poderosa ação anti-inflamatória e não possui contraindicação.

Estou com a bochecha inchada por causa do dente?

O inchaço das bochechas e gengivas geralmente indica uma infecção das gengivas ou um abscesso dentário. A pericoronite , por exemplo, é uma infecção que ocorre ao redor de um dente que rompeu apenas parcialmente a gengiva e pode causar inchaço na bochecha.