Para que serve tintura de sálvia?

Para que serve tintura de sálvia?

É utilizado para auxiliar o tratamento de gota, dispepsia, astenia, diabetes, bronquite crônica e intestino preso. Devido sua ação antisséptica pode ser usado em produtos para higiene bucal, auxiliando nas afecções da boca (estomatites, gengivites, glassites, aftas) e garganta (laringite, faringite). Tintura de Salvia.

O que é sálvia para que serve?

A Salvia officinalis é um ótimo tempero para pães e também pode ser utilizada em bebidas, sopas e doces. O óleo essencial de sálvia officinalis concentra princípios ativos com propriedades antibióticas, antifúngicas, adstringentes, antiespasmódicas, estrogênicas, hipoglicêmicas e tônicas.

O que é sálvia e para que serve?

Usada como tempero e matéria-prima de chás, a planta é conhecida popularmente pelas suas propriedades medicinais. Veja o que ela pode fazer pela saúde. Consumida normalmente em forma de chá ou tempero, a sálvia (Salvia officinalis) está no rol das plantas conhecidas por ter propriedades terapêuticas.

Onde se usa sálvia?

Ela é muito utilizada nas cozinhas clássicas, mais na italiana do que na francesa. A erva acompanha bem carnes, como porco, pato, peru e frango, grãos e ovos, além de queijos e legumes, como a abóbora. Também vai bem nas massas, como o famoso nhoque com manteiga de sálvia.

Qual o sabor da sálvia?

Nativa do mediterrâneo e “prima” da menta, ela é conhecida como a erva da longevidade, de sabor picante, levemente amargo, mas bastante intenso. Seu aroma é igualmente diferenciado, não à toa é tida como erva aromática.

Como usar sálvia fresca?

Essa erva é usada na forma fresca, seca ou frita. Ela pode ser combinada com queijo e legumes (abóbora, abobrinha, batata). A planta torna o sabor de sopas com feijão e ervilhas, cozidas em caldo de carne, bem mais agradável. A erva é adicionada ao caldo após o cozimento para que o sabor não fique muito intenso.

Como salvar sálvia?

O excesso de água em suas folhas a torna suscetível ao desenvolvimento de fungos, como oídio e míldio, que deixam as folhas esbranquiçadas, fato mais agravado durante o período de inverno. Para evitar isto, faça podas regulares, retire sempre as folhas secas, maneire na rega e deixe-a em local bem ensolarado.

Como cuidar da plantinha de hortelã?

Como cuidar de hortelã

  1. Solo. A hortelã não é uma planta exigente no que diz respeito a adubação, mas é sempre bom reforçar os nutrientes presentes no solo. ...
  2. Luz. Hortelã gosta de sol e calor. ...
  3. Rega. Uma boa irrigação é fundamental para que a hortelã se desenvolva bem. ...
  4. Hora de colher. A hortelã pode ser colhida cerca de 40 dias após o plantio.

Como colher hortelã em vaso?

A hortelã pode ser podada na altura do solo, e nestes casos é preciso deixar 3cm de caule, que garante o rebrotamento. Já a salsinha deve ser podada acima da sua primeira ramificação.

Como fazer muda de hortelã em vaso?

Como funciona o plantio Comece adicionando a argila expandida, no fim do vaso, e depois deposite a manta, cobrindo a argila. Em seguida, adicione terra no equivalente a 1/3 da capacidade do vaso. Em seguida, deposite sua muda, de maneira que ela fique bem encaixada e suas raízes fiquem completamente soterradas.

Como podar manjericão em vaso?

Para plantas de caules semi-rígidos, como manjericão, alfavaca, hortelã e sálvia, podemos cortar abaixo dos pares de folhas terminais. Sempre devemos podar o ramo logo acima do nó (bifurcação), isto permite que o ramo continue crescendo.

É preciso cortar as flores do manjericão?

É necessário sempre cortar as flores do manjericão, pois isso mantém a planta jovem e saudável por mais tempo e preserva o sabor das folhas. Pelo fato de flores funcionarem como um dreno nas plantas, acabam consumindo muita energia, portanto, precisam ser retiradas.