Para que serve os EPIs na área da saúde?

Para que serve os EPIs na área da saúde?

O equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado quando se prevê uma exposição a material biológico e a produtos químicos tóxicos. Tem por objetivo a proteção do funcionário, podendo também ser utilizado na proteção do paciente ou de materiais que se esteja manipulando e se deseje garantir a não contaminação.

Quando o EPI deve ser usado?

A segurança deve ser uma prioridade básica para qualquer empregador. E, para manter um ambiente de trabalho seguro para os empregados, o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) é obrigatório em situações que medidas de segurança coletiva não evitem totalmente os riscos.

Quais os EPIs necessários num atendimento de primeiros socorros?

- O socorrista também deve atentar-se para a utilização dos equipamentos de proteção individual. Ex: Luvas de procedimentos esterilizadas; Mascarilha ou Ambú para ventilação boca a boca e outros. Dez mandamentos do socorrista 1. Manter a calma.

O que é mais importante EPI ou EPC?

– A legislação valoriza muito mais o EPC em relação ao EPI. Em caso de ação trabalhista o EPC eficiente sempre tem mais peso que o EPI; – Não depende da vontade do funcionário para ser usado.

Quais são as NRs mais importantes?

Quais são as principais NRs para a segurança do trabalho?

  • NR 2 – Inspeção Prévia.
  • NR 4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT)
  • NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
  • NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Quais são as NRs?

Em 8 de Julho de 1978, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o objetivo de padronizar, fiscalizar e fornecer orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e à medicina do trabalho, aprovou 28 Normas Regulamentadoras (NRs) – hoje já são 36 – que tratam do assunto.