Quando é que faço uma Sobrepartilha?

Quando é que faço uma Sobrepartilha?

É possível também que ocorra sobrepartilha quando só se descobre parte do patrimônio do falecido após a realização do inventário, o que ocorre mais comumente quando ocorreu constituição de patrimônio em localidade diversa da que a pessoa morava. ... A sobrepartilha segue as mesmas regras do processo de inventário.

Como fazer a partilha de um imóvel?

Um caminho mais fácil para fazer a partilha de imóvel financiado no caso de divórcio é vendê-lo. Com a venda, é possível quitar a dívida em aberto. O banco precisa ser consultado e deve emitir um boleto com o saldo devedor a ser quitado. A outra parte fica com o ex-casal, que reparte os recursos entre si.

Como fazer a sobrepartilha em cartório?

Para realizar o ato é preciso que os herdeiros compareçam ao Cartório de Notas, com a presença de um advogado, e apresentem o bem que entrará na sobrepartilha.

É possível fazer Sobrepartilha extrajudicial?

É, inclusive, permitido fazer a sobrepartilha em cartório, isto é, de maneira extrajudicial, desde que atendidos os mesmos requisitos para se fazer um inventário em cartório (para saber mais sobre inventário extrajudicial, clique aqui).

O que é sobrepartilha e quando é cabível?

SOBREPARTILHA. Os bens sonegados na separação judicial sujeitam-se à sobrepartilha; se a finalidade visada é a de integrar no patrimônio comum bens que nela deixaram de ser arrolados, não há necessidade de anular a partilha.

O que é Sobrepartilha no Imposto de Renda?

A sobrepartilha ocorre quando algum bem do falecido deixou de ser incluído no processo original de partilha. Esse novo bem é distribuído entre os herdeiros, alterando a partilha feita anteriormente.

Quais bens estão sujeitos a sobrepartilha?

São sujeitos à sobrepartilha os bens: I - sonegados; II - da herança descobertos após a partilha; III - litigiosos, assim como os de liquidação difícil ou morosa; IV - situados em lugar remoto da sede do juízo onde se processa o inventário. 2 Art.

O que é escritura pública de sobrepartilha?

O que é sobrepartilha? É uma nova partilha, admissível a partir de escritura pública, oriunda de bens remanescentes, descobertos após a partilha do inventário.

Quanto custa fazer uma Sobrepartilha?

Os custos da sobrepartilha extrajudicial estão atrelados ao valor da herança, já excluída a meação, que servirá de base de cálculo para o recolhimento das taxas e impostos, assim como dos honorários advocatícios conforme tabela disponibilizada pela Ordem dos Advogados do Brasil, que estipula o valor mínimo de R$ 3.

Quais os requisitos necessários para que o inventário e partilha possa ser feito por escritura pública?

Quais requisitos para realizar inventário em cartório?

  • Todos os herdeiros devem ser MAIORES e CAPAZES;
  • Deve haver consenso entre os herdeiros (acordo) quanto à partilha dos bens;
  • Não pode haver testamento, exceto se o testamento estiver caduco ou revogado;
  • Obrigatória a presença de um advogado para realização do inventário extrajudicial – escritura.

O que é preciso para fazer um inventário no cartório?

Como fazer um inventário extrajudicial passo a passo

  1. Escolha do cartório e contratação do advogado. ...
  2. Nomeação do inventariante. ...
  3. Levantamento das dívidas e dos bens. ...
  4. Pagamento do imposto. ...
  5. Divisão dos bens. ...
  6. Encaminhamento da minuta. ...
  7. Lavratura da Escritura. ...
  8. Registro dos bens nos nomes dos herdeiros.