O que é um cátodo e ânodo?

O que é um cátodo e ânodo?

Devido ao fato de atrair os cátions, esse eletrodo negativo é chamado de cátodo. Nele, os cátions recebem elétrons e se reduzem. Já o eletrodo positivo atrai os ânions (íons negativos) e, devido a isso, é chamado de ânodo. Os ânions descarregam seus elétrons no ânodo, sofrendo oxidação.

Para que serve o ânodo?

O anodo é que vai determinar a vida útil do seu aquecedor de água, ele é necessário para impedir a corrosão do revestimento metálico do aquecedor, substituir o anodo em intervalos regulares vai prolongar da vida de seu aquecedor, economizando dinheiro, tempo e o inconveniente de ter que substituir seu aquecedor.

Como descobrir quem é o ânodo é cátodo?

O eletrodo positivo de uma pilha é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução. Já o eletrodo negativo é chamado de ânodo, e é onde ocorre a reação de oxidação. O eletrólito, ou também chamado de ponte salina, é a solução condutora de íons que formam a corrente elétrica gerada pela pilha.

Qual a função do cátodo?

O catodo é o eletrodo negativo e sua função é fornecer os elétrons que serão acelerados em direção ao anodo pelo campo elétrico existente entre os dois eletrodos. O catodo possui um ou dois filamentos feitos de uma liga de tungstênio e tório.

Qual a função do filamento de tungstênio?

O tungstênio é extensivamente usado em filamentos de lâmpadas incandescentes e válvulas eletrônicas e, como eletrodos não consumíveis, (para soldagens do tipo TIG - Tungsten Inert Gás) porque apresenta um ponto de fusão muito elevado e pode ser transformado em fios muito finos. ... Lâmpadas incandescentes.