O que é um protetor de surto?

O que é um protetor de surto?

O supressor de surto ou dispositivo de proteção contra surtos (DPS) é um produto mais indicado para garantir proteção a equipamentos eletroeletrônicos contra picos de tensão. ... O dispositivo é empregado em painéis ou quadro elétricos de baixa tensão presentes em edificações.

Qual de usar em residência?

O tipo de DR correto a ser utilizado em instalações elétricas é o Tipo AC. Detecta correntes residuais alternadas e são normalmente utilizados em instalações elétricas residenciais, comerciais e prediais. Em áreas industriais também são recomendáveis em características similares aos ambientes citados acima.

Como funciona dispositivo de proteção contra surtos?

O dispositivo de proteção contra surtos é um equipamento ligado entre L-PE e que tem impedância (Z) elevada a fim de evitar que o funcionamento do equipamento sofra alterações. Quando ocorre o surto de tensão, a impedância cai ao nível mínimo, o que permite a condução da corrente gerada.

Onde instalar o DPS protetor de surto?

Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.

Quando é que o DPS está queimado?

Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.

Como testar um dispositivo DR?

De maneira bem simples este botão permite que o IDR seja testado, o procedimento é seguir as seguintes etapas:

  1. As cargas devem estar conectadas ao circuito do IDR e este circuito energizado;
  2. Deve-se pressionar o botão de destes, este processo deve ser rápido, pois um pressionamento prolongado pode danificar o IDR;

Como instalar o dr?

Para fazer a instalação será necessário:

  1. Interruptor diferencial residual (IDR)
  2. Cabos.
  3. Etiquetas.
  4. Alicate desencapador.
  5. Alicate de corte.
  6. Chave de fenda ou “Philips”
  7. Chave de teste.
  8. Multímetro.

Como ligar o dr em 220v?

A ligação do DR deve ser feita com as fases e o neutro (quando houver). Vale lembrar que o condutor de proteção (exceto o PEN (neutro e terra conjugado)) não entra no DR, senão ele seria incapaz de detectar justamente a corrente de fuga.

Como ligar disjuntor DR Bifasico?

Caso seja um disjuntor bipolar, alimente as duas fases no disjuntor por cima e o neutro ao barramento. Esquema de Ligação de um Disjuntos Bipolar! Por fim, caso seja um disjuntor DR, realize a alimentação da(s) fase(s) e a do neutro por cima e saia com eles por baixo, ligando o neutro ao barramento.

O que é o dispositivo DR e para que serve?

O dispositivo DR é responsável pela proteção contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto, garantindo segurança para os usuários e mais vida útil aos equipamentos eletrodomésticos da casa. Este dispositivo deve ser instalado no sistema elétrico em conjunto com os disjuntores comuns.

Qual a função dos DR's com corrente nominal de fuga de 500ma?

O dispositivo DR, módulo DR ou Disjuntores DR de corrente nominal residual até 30 mA, são destinados fundamentalmente á proteção de pessoas, enquanto correntes nominais residuais de 100 mA, 300 mA, 500 mA, 1000 mA ou ainda superiores a estas, são destinadas apenas a proteção patrimonial contra efeitos causados pelas ...