O que são os sistemas de feitorias e como os portugueses as estabeleceram na África?

O que são os sistemas de feitorias e como os portugueses as estabeleceram na África?

As feitorias eram entrepostos comerciais fortificados, construídos em regiões litorâneas. Nelas se estabelecia o feitor comandante, representantes do interesse de reis e de grandes comerciantes. ... Após concluir o acordo com os chefes africanos, os portugueses estabeleceram a feitoria.

Que pessoas viviam nas feitorias?

Quem administrava as feitorias eram os feitores (posto de confiança do Rei, sendo escolhidos entre a nobreza) cujas funções eram gerenciar o comércio, os mercadores e fiscalizar os escravos.

Como vivia Portugal nessa época?

Os anos iniciais da colonização portuguesa, conhecidos como Período Pré-colonial, foram pautados pela exploração do pau-brasil e do trabalho indígena a partir do escambo. ... Nessa época, houve ainda a predominância da exploração do pau-brasil e da instalação de feitorias no litoral brasileiro.

Qual era o principal objetivo dos portugueses nas terras brasileiras?

O descobrimento do Brasil aconteceu no dia 22 de abril de 1500. O momento foi resultado das grandes expedições marítimas que estavam sendo feitas pela Espanha e Portugal no Oceano Atlântico com o intuito de encontrar terras repletas de recursos naturais e metais preciosos.

Qual era o objetivo dos portugueses ao chegarem as Índias?

Em 1500, data do descobrimento do Brasil, uma esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral partiu com o objetivo de fazer comércio em larga escala com o Oriente. Acabaram atingindo o litoral de um novo continente, a América, quando avistaram terra na costa do que mais tarde seria o Brasil.

Porque os portugueses buscavam um novo caminho marítimo para as Índias?

O projeto para o caminho marítimo para a Índia foi delineado pelo rei português D. João II como medida de redução dos custos nas trocas comerciais com a Ásia e tentativa de monopolizar o comércio das especiarias. A juntar à cada vez mais sólida presença marítima portuguesa, D.

Porque a Coroa Portuguesa queria descobrir uma nova rota para as Índias?

Resposta. Porque queria mais mercadorias da índia. Adquirindo diretamente do pais, não pagavam impostos à Itália. (Naquela época a Itália liderava o comércio com as "Índias", tendo ganhado muito dinheiro com este comércio.)

Por que os europeus tinham grande interesse em encontrar um novo caminho para as Índias?

Portanto, a busca por um novo caminho para chegar às Índias foi necessários para alguns países europeus, a saber Portugal e Espanha, para superarem o monopólio dos italianos no acesso às especiarias, que proporcionavam lucros astronômicos.

Qual o interesse dos portugueses nas Indias?

Resposta: Os portugueses tinham interesses nas riquezas como:ouro,prata e metais preciosos. O interesse de Portugual na Índia era rocurar especiarias como: temperos, tecidos,joias.

Qual o interesse de Portugal em Goa?

Portugal colonizou e imperou em Goa por 465 anos, quando então foi obrigado pelo poderio militar e político indiano a renunciar à sua colônia e aceitar a sua anexação à União Indiana, como era chamada a Índia no período de sua independência, em 1961.

Quais os motivos que levaram os europeus as grandes navegações?

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

Qual é a importância das especiarias?

As especiarias possuem fundamental importância na Gastronomia, pois acrescentam e muito quando usadas na preparação dos pratos. Elas dão sabor e aroma que alteram e completam o sabor dos alimentos.