Qual a relação entre mito e razão?

Qual a relação entre mito e razão?

Neste sentido, o Mito é baseado no uso do Senso Comum, ou seja, não possui nenhum tipo de fundamento ou comprovação. Por outro lado, a razão é baseada no uso da racionalidade, que nos permite compreender e fazer interpretações sobre os fatos e situações do cotidiano.

Como definir mito?

Mito (do grego mythós) é uma narrativa fantástica que possui o objetivo de explicar a origem de tudo aquilo que existe e é considerado importante para um determinado povo. A reunião dessas narrativas forma um conjunto de explicações sobre o mundo chamada de mitologia.

Como surgiu o mundo a partir da mitologia grega?

A criação do mundo Na mitologia grega o mundo foi feito pelo Caos. Ele vivia num ambiente de trevas, vazio, sem nada, então resolveu criar Gaia, a Mãe Terra, Eros (o amor), Nyx (a noite), e o Tártaro (profundezas da terra). Gaia, por sua vez, criou Urano, que representava o céu.

Onde e quando teve início o pensamento mítico?

Mas, e quanto aos nossos dias, os mitos são diferentes? O pensamento crítico e reflexivo, que teve início com os primeiros filósofos, na Grécia do século VI a.

Como pode ser classificado o mito na antiguidade grega?

A história mitológica do mundo pode ser dividida em três ou quatro grandes períodos: Mito da origem ou da era dos deuses: é a teogonia, o nascimento dos deuses, os mitos sobre a origem do planeta, dos deuses e da raça humana.

Quais as principais lendas da mitologia grega?

  • AS LENDAS DIVINAS. UM MUNDO CAÓTICO. I. A CRIAÇÃO DO MUNDO. ...
  • III. UMA VIDA DE PROVAS E DE GLÓRIA. IV. ...
  • — O LEÃO DE NEMÉIA, A HIDRA DE LERNA, O JAVALI DE ERIMANTO.
  • V. PACIÊNCIA E ESPERA... — A CORÇA DE CERÍNIA, AS AVES DO LAGO. ...
  • AS LENDAS DIVINAS.
  • UM MUNDO. CAÓTICO.
  • I. A CRIAÇÃO DO MUNDO. Na origem, nada tinha forma no universo.