Qual era a filosofia de John Locke?

Qual era a filosofia de John Locke?

Considerado pai do empirismo britânico e influenciador de vários pensadores empiristas como David Hume, Kant, Voltaire e Adam Smith. John Locke afirmava que o conhecimento provinha de experiências e sensações, que poderiam ser tanto externas, como internas, caso das reflexões e sensações individuais.

Qual foi a principal obra do suíço Rousseau e o que ele defende?

Foi considerado um dos principais filósofos do Iluminismo e um precursor do Romantismo. Suas ideias influenciaram a Revolução Francesa. Em sua obra mais importante "O Contrato Social" desenvolveu sua concepção de que a soberania reside no povo.

Qual era a linha de pensamento de John Locke?

Locke defendia a liberdade intelectual e a tolerância. Foi precursor de muitas ideias liberais, que só floresceram durante o iluminismo francês no século XVII. Locke criticou a teoria de direito divino dos reis, formulada pelo filósofo Thomas Hobbes. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população.

Em que consiste a teoria da tábula rasa?

Locke detalhou a tese da tábula rasa em seu livro Ensaio acerca do Entendimento Humano, de 1690. Para ele, todas as pessoas nascem sem conhecimento algum (i.e. a mente é, inicialmente, como uma "folha em branco"), e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência.

Qual corrente filosófica afirma que já nascemos com certas ideias?

racionalistas

Qual a teoria que defende que as nossas ideias já existiam na nossa mente desde o nascimento?

O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção de que a razão é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento por completo. ... Descartes traz a noção de que uma boa parte da ideia que temos são inatas. Elas estão presentes na nossa mente, desde o nosso nascimento.

Quais são as principais características do empirismo?

Características do empirismo O empirismo defende que toda a nossa estrutura cognitiva é formada com base na experiência prática, de modo que, quanto mais vastas, intensas e ricas as nossas experiências, mais amplo e profundo torna-se o nosso conhecimento.

O que é empirismo e quais seus principais representantes?

O empirismo é a posição filosófica que aceita a experiência como base para a análise da natureza, procurando rejeitar as doutrinas dogmáticas. ... Os principais filósofos do Empirismo Britânico foram John Locke, George Berkeley e David Hume.