Qual o argumento usado por Creonte para tentar convencer?

Qual o argumento usado por Creonte para tentar convencer?

O argumento usado para tentar convencer Antígona a desistir de honrar seu irmão morto é de que ele foi um inimigo da pátria a qual ela pertencia e que ele a estava atacando.

Qual foi o crime que Antígona cometeu?

Resposta. Resposta: Antígona praticava o ritual fúnebre e, perante o corpo de Polinices, lamentava-se e lançava maldições brutais contra os sacrílegos.

O que é direito natural para Antígona?

Isto é, na tragédia em pauta, o direito natural era o fruto das crenças, deuses e costumes enquanto o direito positivo era o imposto pelo representante do Estado.

Qual é o direito defendido por Antígona?

Preceitos que sempre vigoram, porque se coadunam com a proporção e a natureza das coisas, este é o direito defendido por Antígona. ... Consoante Aristóteles, se extrai, de resto, o justo da observação da natureza: ele é constituído pelas leis segundo a natureza. Há um justo e há um direito natural.

Qual a concepção de direito defendida por Antígona?

Antígona desafiou a concepção positivista de norma, invocando regras transcendentais como justificativa para sua atitude de desafio. Sua ação deve ser avaliada num contexto, onde à mulher não era deferido o uso da lei, quando desprovida de direitos, num ambiente de poder masculino, mundo de homens.

Em que sentido a Antígona de Sófocles pode ser interpretada como dizendo respeito ao contexto da democracia ateniense?

Sófocles, na tragédia grega intitulada "Antígona", apresenta a oposição entre o Direito Natural (no caso da peça, Direito que provinha das crenças – deuses – e dos costumes) e o Direito Positivo (Direito imposto pelo representante do Estado).

Quais os fundamentos do Direito e qual a relação entre o direito natural e o direito positivo?

Direito positivo consiste no conjunto de todas as regras e leis que regem a vida social e as instituições de determinado local e durante certo período de tempo. ... Seu fundamento é o da lei natural, e não o da lei humana, que rege os acordos e contratos sociais. O direito natural é a ideia universal de justiça.

Não é possível conhecer perfeitamente um homem antes de o vermos no exercício do poder senhor das leis?

Se fosse inevitável, mal menor seria cair vencido por um homem, escapando à triste fama de mais fraco que as mulheres! ... "Não é possível conhecer perfeitamente um homem e o que vai no fundo de sua alma, seus sentimentos e seus pensamentos mesmos, antes de o vermos no exercício do poder, senhor das leis.

O que é uma pessoa Creonte?

Creonte, na mitologia grega, é o nome de um rei, filho de Meneceu. Mas, no Jiu-Jitsu, o significado é bem menos honroso. Criado pelo Grande Mestre Carlson Gracie, “Creontesignifica traidor, e é aplicado aos lutadores que abandonam sua academia e passam a competir por outra.

O que significa a palavra treinando?

Treinando vem do verbo treinar. O mesmo que: exercendo, exercitando, praticando, trenando.

Quem matou Laio?

Tomado pela fúria, Laio passou com a carruagem sobre seus pés ou bateu nele com seu chicote, então Édipo matou Laio e todos os seus lacaios, que imaginou serem um bando de malfeitores. Laio foi enterrado onde ele morreu por Damasistratus, o rei de Plateias.

O que aconteceu com Édipo?

O mito conta a história de Laio, rei de Tebas, que teria sido avisado por um Oráculo sobre seu futuro maldito: ele seria assassinado por seu próprio filho que se casaria com sua mulher, ou seja, a mãe deste. ... Jocasta suicida-se e Édipo fura os próprios olhos como punição por não ter reconhecido a própria mãe.