Quais as principais cidades do início do Renascimento?

Quais as principais cidades do início do Renascimento?

O movimento manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental, impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa e pela circulação de ...

Quais as principais cidades italianas do Renascimento?

O Renascimento, em seu âmbito cultural, ocorreu em meio urbano, acompanhando o também chamado “Renascimento Comercial” europeu. Cidades italianas como Pisa, Gênova e Veneza (famosas por causa de seus portos marítimos) passaram, a partir do século XIV, a ter um grande protagonismo no fluxo comercial do Mar Mediterrâneo.

Como era a cidade do Renascimento?

Características -Cidades Renascentistas:  Traçado regular; sítios planos; muralhas dão lugar a ruas e avenidas;  Cidades com função comercial, financeira e artística;  Construção de grandes praças e jardins públicos;  Construções de caráter monumental -palácios, igrejas, praças;  Grandes avenidas são abertas com ...

O que é uma cidade renascentista?

Vale lembrar que o Renascimento Italiano foi um movimento econômico, artístico e cultural que dominou a mentalidade europeia durante séculos: do XIV ao século XVII. ... Assim, o Renascimento Urbano está associado ao florescimento e desenvolvimento das cidades medievais, os “Burgos”.

Como era a estrutura das cidades medievais?

A cidade medieval surgiu da fragmentação do mundo urbano a partir de um processo de ruralização e esvaziamento muito intenso. ... Dentro desse espaço de tempo, a cidade na Europa Ocidental passou por um processo de esvaziamento, que caracterizou o início da Idade Média, e, após o século XI, viveu um renascimento.