Qual foi o ponto de partida da educação dos povos da Idade Média?

Qual foi o ponto de partida da educação dos povos da Idade Média?

Educação Medieval A educação dos povos europeus na Idade Média teve como ponto de partida a doutrina da Igreja. Durante todo esse período predominou uma concepção de educação que se opunha ao conceito liberal e individualista dos gregos, e ao conceito de educação prática e social dos romanos.

Qual o papel da educação na Idade Média?

O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.

Quais eram os poderes na Idade Média?

A sociedade – muito diferente daquela do Império Romano – era rigidamente hierarquizada e marcada pela fé em Deus e pelo controle da Igreja católica, sem dúvida a instituição mais poderosa de toda a Idade Média. O poder político era descentralizado, isto é, estava nas mãos de inúmeros senhores da terra.

Qual era a função dos nobres na Idade Média?

Tal como o clero, a nobreza era uma ordem privilegiada, recebendo do rei diversas regalias tais como terras (com que eram formados os senhorios), pensões e isenção de impostos. ... A função principal da nobreza era, na Idade Média, a defesa das outras duas classes: o clero e o povo.

Qual era a principal função da nobreza?

Os nobres compunham a classe social detentora das forças militares e de uma parcela considerável das terras disponíveis no mundo feudal. Mediante essas prerrogativas, ocupavam junto ao clero importantes funções políticas que marcaram o período.

Qual era o interesse da Igreja?

O principal interesse era a expansão do cristianismo à diferentes culturas, levando à diferentes povos a doutrina católica. Além disso, a Igreja exercia algumas funções administrativas, fazendo com que o interesse mercantilista também fosse notório. Bons estudos!