O que não é característica do mercantilismo?

O que não é característica do mercantilismo?

Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO indica uma característica do mercantilismo. a) Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações. b) Intervencionismo do Estado nas práticas econômicas, através de políticas monopolistas e fiscais rígidas.

O que foi o mercantilismo no Brasil?

No sistema mercantilista, as colônias – como o Brasil – eram encaradas como extensões de suas metrópoles – os países europeus, como Portugal, de modo que estas pretendiam exercer controle efetivo e total sobre o que aquelas produziam. Isto era encarado pelas metrópoles como uma “missão” ou “intervenção civilizadora”.

O que é a política do mercantilismo?

As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), advogando que estes se atrairiam através do incremento das exportações e da restrição das importações (procura de uma balança comercial favorável).

Qual era a principal atividade econômica do mercantilismo?

O comércio era a principal atividade econômica valorizada pelos defensores do mercantilismo.

Qual das opções abaixo e uma das principais características do mercantilismo?

O Metalismo – uma das principais características do mercantilismo – consistia no acúmulo de metais preciosos (ouro e prata). O governo incentivava o desenvolvimento das indústrias em seus territórios, pois exportar manufaturas rendia bons lucros.

Quais as consequências do mercantilismo para o mundo?

Foram muitas causas que causaram o mercantilismo, entre eles: fatores econômicos, razões ideológicas étnicas, além do crescimento da população europeia. E uma das principais consequências foi, a montagem do sistema de exploração colonial, que assim sendo marcou a colonização e a conquista de regiões da África...

São características da política econômica mercantilista que marcou a idade moderna?

Resumo sobre o mercantilismo Suas principais características são: acúmulo de metais preciosos, incentivo à manufatura, intervenção do Estado na economia, balança comercial favorável e protecionismo.

Quais foram seus principais elementos constitutivos do mercantilismo?

(EEM-SP) A política econômica do mercantilismo caracterizou-se por três elementos básicos, a saber: balança de comércio favorável, protecionismo e monopólio.

Quais das características do mercantilismo ainda se fazem presentes no comércio exterior contemporâneo?

Algumas de suas características são a balança comercial favorável (devem existir mais vendas que compras), pacto colonial (a colônia só pode negociar com a metrópole) e o protecionismo (todas as atitudes devem proteger o mercado interno).

Como o Brasil se relacionou com o início do mercantilismo?

Resposta: o mercantilismo foi adotado pelas nações européias durante o período das Grandes navegações e da montagem do sistema colonial no continente americano. Por conta disso, muitas das práticas mercantilistas foram aplicadas pelos portugueses durante o período de colonização do Brasil .