Qual é o significado da palavra arqueólogo?

Qual é o significado da palavra arqueólogo?

O arqueólogo é o profissional responsável por encontrar, identificar e analisar objetos do passado. A partir da sua investigação, ele pode analisar e entender a evolução e transformação do homem e da sociedade ao longo da história. ... A área da arqueologia é bem parecida com a da antropologia, história e paleontologia.

O que quer dizer a palavra urbanização?

A urbanização é o processo de transformação de uma sociedade, região ou território de rural para urbano, ou seja, não representa somente o crescimento da população das cidades, mas o aumento dessa em relação aos habitantes do campo.

O que foi a urbanização e higienização no Brasil?

No Brasil isto aconteceu durante o Século XX e foi inicialmente focada nas regiões Sudeste e Sul. A Higienização, ou Reurbanização, é a melhoria das condições de infraestrutura de uma cidade, como o estabelecimento de vias mais amplas, construção de sistemas de esgoto e a destruição de moradias irregulares.

Como ocorreu o processo de urbanização brasileira?

O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção a área urbana. ... Até 1950 o Brasil era um país de população, predominantemente, rural.

Quais são as principais características do processo de urbanização brasileira?

A concentração fundiária, característica brasileira desde a colonização, desdobrou-se em baixa qualidade de vida nas áreas rurais, baixos salários e falta de apoio ao pequeno trabalhador rural, motivando a migração campo-cidade. ...

Quais são as principais causas da urbanização no Brasil?

A urbanização brasileira foi motivada, principalmente, pelas péssimas condições de vida na zona rural brasileira. A miséria da vida no campo e o início do processo de industrialização do país, motivaram massas de trabalhadores rurais a migrarem para a cidade em busca de melhores condições de vida.

Quais as duas principais causas da urbanização?

Resposta. Resposta: Proximidade de áreas de extração e exploração natural, como o Centro-Sul, disponibilidade de água, boa oferta de mão de obra que barateia a os gastos, incentivos fiscais do governo estadual, municipal e federal, a qual atrai empresas transnacionais, que atraem as indústrias.

Quais são as principais causas para a urbanização?

O processo de urbanização ocorre justamente pela movimentação populacional do campo para a cidade, chamada de êxodo rural. ... Desse modo, a principal causa da urbanização está atrelada à saída da população rural em busca de melhores condições de vida na área urbana.

Quais são os principais problemas causados pelo inchaço urbano?

Sem investimentos em estruturas e serviços públicos, esses centros urbanos ficam lotados, desorganizados e com baixa qualidade de vida. Surgem problemas como transporte deficiente, falta de moradia, pobreza e violência.

Qual é a consequência da urbanização em São Paulo descrita no texto?

O processo de urbanização traz algumas consequências para os grandes centros urbanos, como: A favelização, que é o afastamento dos grandes centros, onde a população se desloca para as periferias. Excesso de lixo, que é uma das causas da poluição dos rios encontradas em São Paulo.

O que é Macrocefalismo?

Macrocefalismo ou macrocefalismo urbano se refere ao crescimento rápido de uma população em um determinado lugar.