Qual a importância da transposição didática para o ensino e aprendizagem?

Qual a importância da transposição didática para o ensino e aprendizagem?

O objetivo final da transposiçãodidática é transformar o objeto do saber do sábio, o saber produzido pelos cientistas,em saber ensinado, que é o saber absorvido pelo aluno. A transposição didática agecomo mediadora na transformação do saber científico em saber escolar, facilitando,assim, a aprendizagem do aluno.

Como o docente realiza a transposição didática?

O processo de Transposição Didática vai ocorrer de acordo com a percepção que o docente possui sobre o funcionamento do ensino em determinado contexto, suas funções sociais, suas ações reflexivas acerca dos conteúdos, suas escolhas metodológicas, etc.

Qual o objetivo do projeto de transposição do rio São Francisco?

O projeto de transposição do São Francisco surgiu com o argumento sanar essa deficiência hídrica na região do Semi-Árido através da transferência de água do rio para abastecimento de açudes e rios menores na região nordeste, diminuindo a seca no período de estiagem.

Porque a transposição do Rio São Francisco é tão polêmica?

A crítica: Águas poluídas serão levadas aos açudes. Além disso, há risco de salinização e erosão dos rios receptores e também de interferência nos ecossistemas aquáticos e terrestres. A maioria dos açudes da região é subutilizada porque a população teme a escassez nos períodos de seca.

Quais estados serão beneficiados com o projeto de transposição do rio São Francisco?

Quando todas a estruturas e os sistemas complementares estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas.

Quantos quilômetros tem o canal da transposição do rio São Francisco?

477 km

Quais podem ser considerados os impactos negativos da implementação da transposição do rio São Francisco?

Os impactos ambientais causados pela transposição de rios são enormes, destacando-se o desmatamento, a desertificação e a perda da biodiversidade. Diante da escassez de água em algumas partes do mundo, diversas estratégias foram criadas para garantir o acesso da população a esse recurso.

Como a transposição do Rio São Francisco vai ajudar a economia do Nordeste?

Com o objetivo de sanar a deficiência hídrica na região do semiárido, foi planejada a transferência de água do Rio São Francisco para abastecimento de açudes e rios menores na região nordeste, garantindo dessa forma, a segurança hídrica para mais de 390 municípios no Nordeste Setentrional, regiões onde a estiagem ...

Qual é a importância histórica do rio São Francisco e qual é o principal problema da rede hidrográfica desse rio?

O Rio São Francisco é de extrema importância para o abastecimento de água das regiões Nordeste e Sudeste, sendo considerado um dos fatores essenciais de desenvolvimento, principalmente, do Nordeste brasileiro. Por localizar-se no semiárido nordestino, o rio é uma das poucas fontes de água da região.

Qual a importância do rio São Francisco para a região Nordeste do Brasil?

É um rio de grande importância para a população da região que o utiliza para a navegação, irrigação, abastecimento de água e produção de energia elétrica. ... Por suas águas são transportadas mercadorias e pessoas. Também é chamado "rio da integração nacional", pois liga a região Nordeste com a Sudeste.

O que é a transposição de um rio?

É um deslocamento de parte das águas do rio por meio de canais de concreto para o desvio das águas do rio.

Quais impactos podem ser provocados pelos conflitos por causa da água?

Desta forma, daqui a uns anos, o aumento da população sinaliza uma crise hídrica grave. Pois se a água é um bem essencial, a falta dela terá impactos sociais, econômicos e ambientais. São exemplos esvaziamento das cidades, baixa produção agrícola e industrial, falta de emprego, entre muitos outros.

Quais são os problemas ambientais que ocorrem em virtude de canalizações de rios?

caracterizam-se por enchentes, assoreamento de rios, córregos e cursos d'água, alterações no balanço hídrico, alterações no clima (regime de chuvas; ilhas de calor; elevação na umidade do ar; mudança na direção e velocidade do vento), perda de bens e vidas, comprometimento do abastecimento de água potável e da saúde da ...

Por que a canalização dos rios é tão ruim?

Consequências da canalização Uma das consequências geradas é justamente o que a técnica buscava solucionar: a poluição das águas. Muitos esgotos foram direcionados para os córregos, sujando a água e aumentando o mau cheiro, como pode ser visto no rio Tietê, em São Paulo.

O que é canalização de um rio?

É o conjunto de modificações no leito e no trajeto dos rios, ribeirões e córregos. A Retificação é tornar o curso(trajeto dos rios) do rio reto, geralmente curvos que acompanham o relevo. Canalização é cobrir o leito, ou a calha do rio com alguma superfície dura ou impermeável, geralmente concreto para moldar o leito.

O que é o processo de desassoreamento de rios?

De maneira sucinta, o desassoreamento de rios é o processo que consiste na remoção do material (i.e. sedimento, vegetação) presente no leito de um rio (SCOTTISH NATURAL HERITAGE, 2017). ... O desassoreamento, portanto, é um procedimento de dragagem ou limpeza do leito do rio.

O que é o desassoreamento?

Desassoreamento é a remoção de areia, lodo e outros sedimentos do fundo de rios e lagos, causados por ações humanas ou pelo desbarrancamento de terra decorrentes de fenômenos naturais.