O que é o Plano de Contas Referencial?

O que é o Plano de Contas Referencial?

Já o plano de contas referencial é uma obrigação das empresas e serve como base para elaborar o plano contábil. Ele faz parte da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), que deve ser apresentada pelo SPED.

Como configurar o plano de contas referencial?

Para vincular as contas contábeis no plano referencial, realize os passos a seguir:

  1. Acesse o módulo SPED Contábil, menu Configurações Gerais / Plano Referencial;
  2. Selecione uma conta referencial analítica e clique em Vincular;
  3. Clique em Inserir;
  4. Selecione a Conta Contábil; 4.

    Por que é importante realizar plano de contas referencial?

    O Plano de Contas Referencial tem por finalidade estabelecer uma relação (um “de-para”) entre as contas analíticas do plano de contas da empresa e um padrão, possibilitando a eliminação de fichas da DIPJ.

    O que é um plano de contas referencial e como ele deve ser utilizado em relação ao fisco?

    O que é e para o que serve o plano referencial? Resumidamente, o plano de contas referencial é o padrão a ser seguido para informar os saldos contábeis com base na Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica – DIPJ. Não se preocupe, não fazemos spam.

    Qual a conta referencial para distribuição de lucros?

    2.

    O que é um plano de contas qual é o seu objetivo?

    Um plano de contas deve ser completo, bem estruturado, condizente com as normas e preceitos contábeis aceitos. Quais São Os Principais Objetivos De Um Plano De Contas? Podemos citar como principal objetivo de um plano de contas o de parametrizar os registros da organização dentro de normas de conduta aceitável.

    Como funciona o plano de contas?

    Basicamente ele é a relação de todas as contas de uma empresa, classificadas de acordo com sua natureza, e, qualquer entidade que pretenda ter alguma organização em suas contas, deve ter este instrumento. Além disso, ele é também um meio de comunicar às partes interessadas sobre as informações contábeis relevantes.

    Como deve ser elaborado o plano de contas?

    Confira três passos para isso:

    1. Descreva os grupos do plano de contas. No plano de contas, os registros são divididos em quatro grupos: ativos, passivos, receitas e despesas.
    2. Crie as contas e subcontas relativas a cada grupo. ...
    3. Estruture as informações em níveis e subníveis.

    Como é composto o plano de contas?

    Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas. Os dois primeiros grupos correspondem às contas patrimoniais da empresa, e os dois últimos, às contas de resultado.