Como a identidade das regiões apical e basal de uma célula epitelial e mantida?

Como a identidade das regiões apical e basal de uma célula epitelial e mantida?

Células que formam epitélios apresentam polarização definida. Seu pólo apical é voltado para uma cavidade (lúmen) ou superfície, e seu pólo basal é ancorado ao tecido conjuntivo pelos elementos especializados que compõem a MEMBRANA BASAL.

Como as células do tecido epitelial permanecem unidas?

Os tecidos epiteliais ou epitélios têm células perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouquíssimo espaço intercelular. Os epitélios não são vascularizados e não sangram quando feridos.

Como se dá a nutrição entre as células do tecido epitelial?

Como os epitelios são avasculares, sua nutrição e oxigenação ocorrem por difusão através da membrana basal, a partir dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo. Os epitelios são classificados de acordo com a forma das células, e o arranjo pelo qual elas se dispõem.

Porque o testículo é uma glândula mistas?

Porque eles apresentam características das glândulas endócrinas e exocrinas ao mesmo tempo, ou seja, possuem um canal para a secreção (ducto) característico da função exócrina, e eliminam também seus produtos no sangue (função endócrina).

Porque o fígado é considerado uma glândula mista?

Podendo ser caracterizado como glândula mista (endócrina e exócrina), o fígado apresenta grande capacidade de regeneração, o que permite que seja possível realizar a doação de parte dele ainda em vida. Em um indivíduo adulto, o órgão se localiza no lado direito do abdome.

Por que o pâncreas e o fígado são considerados glândulas Anfícrinas?

Resposta. Porque contêm, simultaneamente, glândulas exócrinas e endócrinas. Eles produzem hormônios, que são liberados na corrente sanguínea, o que os caracteriza como endócrinos; mas também produzem substâncias que são eliminadas do organismo, caracterizando-os como exócrinos.

Como ocorre o controle glicêmico pelo pâncreas?

O pâncreas produz dois hormônios importantes na regulação da taxa de glicose (açúcar) no sangue: a insulina e o glucagon. A insulina facilita a entrada da glicose nas células (onde ela será utilizada para a produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio.

Quais são os hormônios que o pâncreas produz?

Tem mais depois da publicidade ;) A função endócrina do pâncreas corresponde à sua capacidade de produzir insulina e glucagon, dois hormônios que garantem níveis adequados de açúcares no sangue. Esses hormônios são produzidos nas ilhotas de Langerhans, um grupo de células que possuem forma de esfera.

O que é insulina e glucagon?

Enquanto a insulina tem sua atuação voltada para a absorção de glicose pelas células do fígado, músculos esqueléticos e tecido adiposo, diminuindo sua concentração em razão da retirada de glicose do sangue. o glucagon, com atividade estimulante oposta, faz aumentar o teor de glicose na corrente sanguínea a partir da ...