Que funções estão presentes na adrenalina?

Que funções estão presentes na adrenalina?

Conforme observamos na estrutura molecular da adrenalina, ela é uma substância de função mista e apresenta três funções orgânicas: o fenol (HO, ligado ao hidrocarboneto aromático), o álcool (grupo hidroxila OH ligado ao carbono) e a amina (NH).

Onde ocorre a síntese de adrenalina?

A adrenalina é produzida pela glândula adrenal (origem de seu nome). A adrenal também pode ser chamada de glândula supra-renal e se localiza sobre os rins. Esse hormônio tem grande correlação com o sistema nervoso simpático.

Onde se produz a adrenalina?

A adrenalina ou epinefrina é um hormônio produzido no corpo humano e secretado pelas glândulas suprarrenais, localizada acima dos rins, no sistema endócrino.

Como sintetizar adrenalina?

A adrenalina pode ser sintetizada pela reacção do catecol (1) com cloreto de cloroacetilo (2), seguido da reacção com metilamina para formar a cetona (4), que é depois reduzida (5). A mistura racémica pode ser separada usando-se ácido tartárico.

Quais os efeitos da adrenalina sobre o sistema cardiovascular?

A maioria das ações da adrenalina ocorre no sistema cardiovascular. A adrenalina aumenta a força de contração cardíaca (efeito inotrópico positivo: ação β 1) e aumenta a frequência cardíaca (efeito cronotrópico positivo: ação β1). Estes efeitos levam a uma maior demanda de oxigênio no miocárdio.

Mais tópicos