O que foi a Revolução Gloriosa e puritana?

O que foi a Revolução Gloriosa e puritana?

As revoluções Puritana, de 1640, e a Gloriosa, de 1688, podem ser consideradas como partes de um mesmo processo de conflito entre o absolutismo e o liberalismo, entre o poder do rei e o do Parlamento, tendo como resultado o estabelecimento da monarquia parlamentar.

Quais foram os principais acontecimentos políticos das revoluções Puritana e Gloriosa?

Podemos citar como marco inicial a criação de um parlamento inglês no ano de 1707 que possuía poderes para limitar o rei. Assim, os atritos entre o rei e a burguesia que eram os representantes do parlamento se acentuaram o que deu orgiem a guerra civil inglesa, chamada de revolução puritana.

Como foi o fim da Revolução Puritana?

Em 1649, o exército dos parlamentares conseguiu capturar o rei e acabou aniquilando-o brutalmente, chegando a decapitá-lo. Com a vitória obtida, Cromwell tornou-se o novo presidente do Conselho de Estado, após ajudar a dividir grandes fatias de terra com os pequenos camponeses que lutaram a seu favor.

Quais foram as principais consequências da Revolução Puritana?

Consequências. Com a morte de Charles I, a monarquia foi abolida e foi declarada república na Inglaterra. O Parlamento foi dissolvido e em 1653, Cromwell assumiu o poder com o título de Lorde Protetor da República em um período conhecido como "Commonwealth".

O que resultou a revolução inglesa?

A Revolução Inglesa (ou Revoluções Inglesas) foi o resultado de movimentos políticos e sociais que ocorreram entre os anos de 1640 e 1688 na Inglaterra. Resultou no fim do absolutismo nesse país e na implantação de uma monarquia parlamentar, regime no qual o rei está submetido ao parlamento.