O que faz o curso de estatística?

O que faz o curso de estatística?

O curso de Estatística forma especialistas em matemática voltada para a análise e interpretação de dados. O estatístico é o profissional responsável por coordenar o levantamento de informações e montar bancos de dados. Pode trabalhar nas áreas de análise e inteligência de mercado.

Como é que surgiu a estatística?

A ESTATÍSTICA surgiu quando governos se interessaram em obter informações quantitativas e qualitativas sobre suas riquezas, tributos, populações e moradias. ... O primeiro pesquisador a cunhar o termo ESTATÍSTICA foi o historiador alemão Gottfried Achenwall, que realizou amplos estudos sobre a disciplina.

Onde surgiu a palavra estatística?

Etimologia. O termo "estatística" surge da expressão em latim statisticum collegium palestra sobre os assuntos do Estado, de onde surgiu a palavra em língua italiana statista, que significa "homem de estado", ou político, e a palavra alemã Statistik, designando a análise de dados sobre o Estado.

Quem é o pai da estatística?

A partir da segunda década do século XIX, dá-se uma explosão no desenvolvimento da Estatística Moderna, tendo como principal responsável Ronald A. Fisher, conhecido entre nós como o pai da Estatística Moderna.

Quais são os princípios básicos da estatística?

Princípios básicos da estatística Para compreender-se o estudo da estatística, existem conceitos básicos que precisam estar bem definidos, são eles os conceitos iniciais de estatística, mais especificamente: definição de população, amostra, variável, tabela, frequência e gráfico.

Qual a importância do uso da estatística como ferramenta de gestão?

As estatísticas são, portanto, uma importante ferramenta, que incentiva os gestores a reagir de maneira inteligente às informações e dados disponíveis, possibilitando uma reflexão analítica antes da tomada de decisões.