Qual a função da via biossintética secretora na célula que organelas formam essa via?

Qual a função da via biossintética secretora na célula que organelas formam essa via?

Faz parte da Via Biossintética Secretora, onde o Retículo Endoplasmático Rugoso faz a síntese de proteínas, em seguida o complexo de Golgi as captura e através de processamento e seleção forma vesículas que vão transportar essas proteínas para os locais específicos da célula.

O que se entende por via secretora biossintética?

A via biossintética, também denominada de via biossintética secretora é composta pelo retículo endoplasmático, pelo Complexo de Golgi e por vesículas de secreção. A mesma é responsável pela secreção constitutiva e regulada e pela direção da via no transporte anterógrado e no transporte retrógrado.

Quais são as organelas envolvidas na via biossintética secretora?

A rota secretora e seus componentes Esta rota envolve duas organelas principais. A primeira é o retículo endoplasmático, e a segunda, é o complexo de Golgi (Fig. 1). O complexo de Golgi, além de ser uma organela biossintética, funciona como uma importante estação de endereçamento de substâncias que por ela passam.

Quais são as organelas que participam da via secretora?

O complexo golgiense é uma importante organela das células eucariontes e apresenta-se em maior quantidade naquelas especializadas no processo de secreção. É nessa organela que muitas substâncias produzidas no retículo endoplasmático, como proteínas, são modificadas, armazenadas e endereçadas.

Mais tópicos