Qual período histórico Estamos mais distantes?

Qual período histórico Estamos mais distantes?

Resposta. Estamos mais próximos do Período Contemporâneo, já que é o Período atual. E o Período mais distante é a Pré-História, já que foi o primeiro Período.

O que é modernidade para a história somos modernos ou contemporâneos?

Pode-se afirmar que para história somos contemporâneos, visto que contemporâneo significa atual, ou seja, vivemos em 2019, no presente, enquanto que Idade Moderna foi um período entre 1453 e 1789. A Idade Contemporânea é uma divisão histórica que ocorreu após a Revolução Francesa em 1789 e perdura até os dias atuais.

Qual a diferença entre modernismo e pós-modernismo?

O modernismo valoriza o artista e o pós-modernismo valoriza a participação do público.

Quais os principais valores da Pós-modernidade?

A pos-moedrnidade é considerada por muitos estudiosos como um movimento que ditou novos discursos, estilos de vida e formas de conceber o mundo. Quais seriam os principais valores da pos-modernidade? A) Ruptura, verdade, progresso e niilismo.

Quais aspectos definem um dos grandes problemas do sujeito Pós-moderno?

As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social ...

O que é sujeito do Iluminismo?

O sujeito do iluminismo é caracterizado pela centralidade, pela unificação do próprio eu. É uma concepção de identidade fixa, que defende o indivíduo como um ser individual e masculino.

Como se dá a identidade na Pós-modernidade?

As sociedades da modernidade tardia, argumenta ele, são caracterizadas pela "diferença"; elas são atravessadas por diferentes divisões e antagonismos sociais que produzem uma variedade de díferentes "posições de sujeito" - isto é, identidades -para os indivíduos.

O que é identidade para Hall?

Da mesma perspectiva que Bauman, mas interessado na identidade cultural, Stuart Hall (2006) apresenta o conceito do que denomina "identidades culturais" como aspectos de nossas identidades que surgem de nosso "pertencimento" a culturas étnicas, raciais, linguísticas, religiosas e, acima de tudo, nacionais.

O que Stuart Hall fala sobre identidade?

A partir de seus estudos, Stuart Hall distingue três concepções de identidade do ser humano: o sujeito do Iluminismo, que é o indivíduo centrado e dotado de capacidades de razão; o sujeito sociológico, presente no mundo moderno e que não é independente, uma vez que se forma pela relação que estabelece com os outros; e ...

Como as identidades nacionais estão sendo afetadas pela globalização?

A globalização surge abarcando todas as identidades culturais, formando um conjunto onde tudo e todos estão em um mesmo ambiente. ... “As identidades nacionais estão se desintegrando, como resultado do crescimento da homogeneização cultural e do “pós-global”.

Como se dá a questão da identidade no mundo globalizado?

Atualmente, o maior desafio para se manter a identidade cultural dos grupos sociais é a globalização, que determina padrões culturais baseados na cultura estadunidense, que tem se tornado hegemônica no mundo. As vestimentas, os hábitos e costumes são elementos da identidade cultural.

Como a globalização afeta sua identidade?

Resposta. Explicação: om a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial.

O que é importante quanto ao impacto da globalização sobre a identidade?

Enquanto processo de desenvolvimento de complexas interconexões entre sociedades, culturas, instituições e indivíduos, a globalização estimula e favorece a remoção dos nossos relacionamentos e de nossas referências de vida de contextos locais para contextos transnacionais.