Como é feito o diagnóstico da toxoplasmose?

Como é feito o diagnóstico da toxoplasmose?

O diagnóstico da toxoplasmose é geralmente sorológico pelo encontro de IgM, embora outros testes podem ser úteis. O diagnóstico de toxoplasmose congênita durante a gestação é feito por reação em cadeia da polimerase no líquido amniótico.

Qual o nome do exame para detectar toxoplasmose?

O diagnóstico da toxoplasmose é normalmente feito pela sorologia, ou seja, pela dosagem de anticorpos contra o toxoplasma gondii.

Qual o exame para saber se tenho toxoplasmose?

A sorologia é uma dosagem de anticorpos específicos. Uma sorologia para a Toxoplasmose é aquela que procura anticorpos contra o Toxoplasma gondii, parasita que causa a doença. O nosso corpo só cria anticorpos contra um determinado agente infeccioso se já fomos expostos a ele.

Como é feito o exame de toxoplasmose IgG e IgM?

Ele é realizado com os testes imunoenzimáticos (ELISA) para a detecção de IgG e IgM contra Toxoplasma gondii. Devido á grande taxa de falsos-positivos do ELISA para IgM, pode-se realizar também a sorologia confirmatória pela pesquisa de IgM por imunofluorescência indireta (IFI).

Como interpretar o exame de toxoplasmose?

Diagnóstico da Toxoplasmose A confirmação do diagnóstico se dá por exame sorológico específico no sangue. Os testes sorológicos identificam anticorpos (imunoglobulinas) que o nosso organismo produz ao entrar em contato com o toxoplasma. Testes sorológicos indicam apenas situações de contato com toxoplasma.

O que significa o exame de toxoplasmose IgG reagente?

IgG positivo (reagente) e IgM negativo (não reagente): indicam infecção antiga (com meses ou anos) ou que a pessoa foi vacinada e o organismo teve sucesso na produção de anticorpos. IgG positivo (reagente) e IgM positivo (reagente): infecção recente (semanas ou meses).

O que é toxoplasmose IgG não reagente?

Significa que você nunca teve toxoplasmose, ou seja, está susceptivel , não imune. Toxoplasmose é uma doença transmitida por contaminação das fezes do gato, que quando ocorre fora da gestaçao se apresenta como uma doença que leva aumento dos linfonodos, mas com um evoluçao benigna.