Pode-se medir a temperatura com um termômetro de mercúrio neste a grandeza Termométrica E o comprimento L de uma coluna capilar medida a partir de uma origem comum Verifica-se que l-1 52 cm quando o termômetro está em equilíbrio térmico com o gelo em fusão el 15 26?

Pode-se medir a temperatura com um termômetro de mercúrio neste a grandeza Termométrica E o comprimento L de uma coluna capilar medida a partir de uma origem comum Verifica-se que l-1 52 cm quando o termômetro está em equilíbrio térmico com o gelo em fusão el 15 26?

Neste, a grandeza termométrica é o comprimento L de uma coluna capilar, medida a partir de uma origem comum. Verifica-se L = 2,34 cm, quando o termômetro esta em equilíbrio térmico com o gelo em fusão, e L = 12,34 cm, quando o equilíbrio térmico é a água em ebulição (num ambiente onde a pressão atmosférica é 1 atm).

O que acontece quando se toma mercúrio?

Os sais inorgânicos de mercúrio são cáusticos, e uma ingestão aguda produz uma grave gastrenterite hemorrágica com dor abdominal, muitas vezes associada a sabor metálico. Os pacientes podem apresentar sensação de queimação na boca, lesões dentárias e salivação excessiva.

Qual é o perigo de quebrar o termômetro O que fazer?

Seja por inalação ou contato direto, o mercúrio eliminado por um termômetro quebrado ou aparelho de pressão pode causar febre, náuseas e dores de cabeça. Uma exposição prolongada ao metal pode comprometer rins, fígado, pulmão e cérebro. Em caso de quebra de um termômetro, isole o local, feche janelas e portas.

O que acontece se o termômetro quebra?

Ele pode causar intoxicação por mercúrio em caso de quebra. ... O termômetro de mercúrio é um objeto que exige cuidado. Em caso de quebra, o mercúrio contido dentro do objeto será liberado e pode contaminar o ambiente externo e o usuário.

O que tem dentro de um termômetro?

O aparelho Termômetro é usado para determinar os valores de temperatura. Ele consiste em um fino tubo capilar de vidro graduado e que contém um bulbo cheio de mercúrio, e à medida que a temperatura aumenta este líquido se expande por capilaridade.

Porque o termômetro normal tem um líquido dentro dele?

Quando a temperatura aumenta, as moléculas se afastam mais, o que faz aumentar o volume. Porém, o mercúrio (líquido que tem no termômetro), tem essas propriedades muito mais acentuadas. ... Essa é a base: Ele aumenta por que as moléculas dele se afastam uma das outras, o que faz que ele fique com mais volume.

Como tirar o mercúrio do chão?

Recolher com cuidado os restos de vidro em toalha de papel e colocar em recipiente duro, para evitar ferimento e fechar hermeticamente. Localizar as “bolinhas” de mercúrio e juntá-las com cuidado utilizando um papel cartão ou similar. Recolher as gotas de mercúrio com uma seringa sem agulha.

Como limpar mercúrio de termômetro do chão?

Para limpar o chão, utilize pano úmido e água sanitária, lembrando-se de descartar o pano, a luva e o saco plástico após a limpeza. Não utilize, em hipótese alguma, aspirador de pó ou vassoura para recolher o mercúrio ou os pedaços do termômetro.

Como coletar mercúrio?

Termômetros de mercúrio: onde fazer o descarte correto?

  1. Recolher os pedaços de vidro, isolando-os em um recipiente resistente, de vidro ou plástico duro.
  2. No caso de vazamento de mercúrio, localizar e reunir as gotas do metal com a ajuda de um papel resistente, como papel cartão ou papelão.

Qual a quantidade de mercúrio no termómetro?

Apesar da pequena quantidade do mercúrio presente nos termômetros de vidro — dois gramas —, o contato com o metal, em caso de acidentes quando a cápsula é quebrada, também representa risco para a saúde.

O que se pode fazer com mercúrio?

Recolha o mercúrio que aparece no estado líquido com uma seringa sem agulha e coloque-o num recipiente plástico com água, para diminuir a possibilidade de evaporação. Depois disso, utilize água sanitária e água para descontaminar a área afetada e, aí sim, abra novamente as portas e as janelas para ventilar.

Qual melhor termômetro digital ou mercúrio?

O funcionamento do termômetro de mercúrio é mais simples. ... Com o passar do tempo, os termômetros de mercúrio perdem a precisão, enquanto os digitais continuam medindo corretamente. Isso contraria o senso comum de que os que contém a substância são melhores do que os modelos mais modernos.