Foi eu quem fez ou foi eu que fiz?

Foi eu quem fez ou foi eu que fiz?

Fui eu que fiz Foste tu que fizeste o bolo. Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.

Foi ou fui eu que fiz?

Não existe a forma “foi eu”: o verbo precisa concordar com o sujeito (no caso, “eu”). ... O pronome relativo que não tem força de sujeito nessa oração e, portanto, o verbo deve concordar com o pronome que vem antes dele (no caso, o pronome é “eu” e a concordância será “que fiz”). O certo seria, então: – Fui eu que fiz.

Foi ela quem fez ou foi ela que fez?

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu. Observe que o verbo “fiz” concorda com o sujeito anterior “eu”.

Sou eu quem faz ou faço?

Quando se tem o 'quem', a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o 'quem' o que se faz com o 'que'. Ex: 'sou eu que pago' ou 'sou eu quem pago'.

É correto falar a mim?

“Eu” aqui é sujeito do verbo “desembrulhar”. Já na segunda oração, “mim” é complemento e, portanto, objeto indireto (uma vez que vem depois da preposição). Na dúvida sempre faça uma pergunta ao verbo: se a resposta tiver um sujeito, então é pronome do caso reto, caso contrário, será objeto.