O que foi o chamado Terror jacobino?

O que foi o chamado Terror jacobino?

O Terror (também conhecido como O "Período do Terror", ou "Período dos Jacobinos") foi um período da Revolução Francesa, compreendido entre 5 de setembro de 1793 - queda dos girondinos - e 27 de julho de 1794 - prisão de Maximilien de Robespierre, líder dos Jacobinos.

Quem era os jacobinos E o que defendiam?

Os jacobinos eram membros representantes da burguesia apoiados pelos sans-culotes(trabalhadores urbanos) , juntos lutaram por outras mudanças sociais depois da revolução, eram contrários à monarquia e queriam implantar uma republica democrática .

Qual a diferença entre os projetos políticos de girondinos e jacobinos?

Os Girondinos eram representados pela alta burguesia que não queria que a população mais pobre se envolvesse na política ou ocupasse cargos de prestígio. Enquanto os Jacobinos eram representados baixa burguesia, queriam fazer projetos que beneficiassem os pobres.

Quais foram os principais atos sociais do Governo no período da convenção?

Entre outras medidas, esse novo governo também defendeu a criação da escola primeira pública e gratuita, a regulação dos salários, o direito de greve e o combate ao estado de miséria que atingisse qualquer cidadão.

O que foi os girondinos na Revolução Francesa?

Foi O termo "girondino" costuma se referir a um grupo político mais conservador durante a Revolução Francesa, que teve papel notável durante os períodos chamados de Assembleia Nacional Constituinte (1789-91), Convenção Nacional (1792-95) e Diretório (1795-99).

O que foi a queda da Bastilha?

A queda da Bastilha foi o assalto popular à Bastilha, antiga prisão símbolo da opressão do Antigo Regime francês. A tomada dessa prisão foi consequência da tensão popular provocada pela crise econômica e política que a França enfrentava no final do século XVIII.