O que é a dialética de Platão?

O que é a dialética de Platão?

Platão define a dialética como a arte de pensar, questionar e hierarquizar ideias. O termo dialética é utilizado por Platão na referência a qualquer método que possa ser recomendado como veículo da filosofia. Para Platão, a dialética é um instrumento que permite o alcance a verdade.

Qual o propósito central de Hegel com a imagem do senhor e do escravo?

A intenção de Hegel com o exemplo do senhor e do escravo é conduzir a consciência a um saber absoluto, com o qual o homem encontra seu fundamento último e tem consciência-de-si.

O que é o fenômeno segundo o pensamento de Hegel?

é, de “aparições” ou “manifestações” da consciência em seu percurso em direção ao saber absoluto. Contudo, se nos perguntassem por que Hegel usa o conceito de fenômeno e de fenomenologia para descrever a experiência da consciência que vai acabar por saber-se espírito, não saberíamos responder.

O que é o senso moral de alguns exemplos?

SENSO MORAL - em termos simples, o Senso Moral está relacionado ao sentimento de amor ao próximo. Exemplo: quando você fica indignado com notícias sobre violência doméstica, você está usando o Senso Moral. CONSCIÊNCIA MORAL - aqui, ocorre o uso do discernimento, da razão.

Qual a diferença entre senso moral e consciência moral de um exemplo?

O senso moral é caracterizado pelo sentimento e ação imediata proveniente das emoções que são desencadeadas pelos valores morais do indivíduo. Já a consciência moral está atrelada com a ponderação sobre qual (ou quais) decisão (decisões) o indivíduo deve tomar, com base no seu comportamento e dos outros.

O que é arte ética?

Explicação: A arte é algo solo no ser humano é a forma como expressamos como nos sentimos ou o que vemos, e a ética é um conjunto de valores que são determinados pela a sociedade como ´´bem`` ou ´´mal``e muitas pessoas se baseiam nisso para viverem.